Itaipu contribui com uma tonelada de peixes para a comunidade indígena Tekoha Ocoy

InícioGeralItaipu contribui com uma tonelada de peixes para a comunidade indígena Tekoha Ocoy

A comunidade indígena Tekoha Ocoy, localizada em São Miguel do Iguaçu (PR), recebeu uma doação de uma tonelada de peixe vivo, da espécie pacu, por parte da Itaipu Binacional, nesta segunda-feira (18). O alimento, produzido por pescadores da região, beneficiará aproximadamente 200 famílias guaranis que residem na área.

Paulo Porto, gestor dos Programas de Sustentabilidade Indígena da Itaipu, explicou que metade dos peixes será destinada ao Colégio Estadual Teko Ñemoingo, para reforçar a merenda escolar na véspera da 5ª edição dos Jogos Indígenas, que acontece de quarta (20) a sexta-feira (22). A outra metade será distribuída às famílias.

Segundo Porto, essa ação possui três finalidades: garantir um reforço proteico na merenda escolar, contribuir com as refeições durante os jogos e estabelecer uma aproximação entre a Itaipu e a comunidade indígena do Ocoy, abordando questões sociais, alimentares e culturais.

Além da doação de peixes, no final de agosto, a comunidade do Ocoy também recebeu a instalação de um poço artesiano para garantir o fornecimento de água potável. Essa ação resultou de uma parceria entre a Itaipu e a Prefeitura de São Miguel do Iguaçu.

Ao longo deste ano, outras aldeias da região também receberam auxílio, incluindo doações de 2,5 toneladas de peixes e cestas básicas. Paulo Porto enfatizou que a gestão atual da Itaipu aborda a questão indígena da região em duas frentes: ações emergenciais, como doações, e políticas de caráter estrutural, a longo prazo, visando a sustentabilidade econômica e cultural das comunidades.

A 5ª edição dos Jogos Indígenas da comunidade Ocoy começará nesta quarta-feira (20) com diversas provas esportivas, incluindo corrida, arremesso de arco e flecha, cabo de força, arremesso de lança e mais. A Itaipu Binacional é uma das líderes mundiais na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido 2,9 bilhões de MWh desde 1984, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai.

Texto adaptado de: Jornal Noroeste.

Compartilhe esta publicação