O período de matrícula e rematrícula para o ano letivo de 2024 na rede estadual de ensino do Paraná começou nesta segunda-feira (23) e se estenderá até 10 de novembro. A solicitação deve ser realizada online através do site da Secretaria de Estado da Educação (Seed), como já ocorreu em anos anteriores. A expectativa é que cerca de um milhão de estudantes da rede pública estadual e seus responsáveis legais participem desse processo.
Os estudantes que não foram aprovados no ano letivo de 2023 manterão a matrícula na instituição de ensino que frequentavam anteriormente.
Para efetuar a matrícula ou rematrícula, os pais ou responsáveis devem acessar a área do aluno no site da Seed. Para fazer o login, é necessário informar o CPF e a senha, que pode ser recuperada por SMS no celular cadastrado. Aqueles que não têm acesso à internet ou celular podem efetuar a matrícula na instituição de ensino estadual onde o aluno já estuda ou em outra escola próxima de sua residência.
Aqui estão as orientações da Seed para o processo online:
- Matrículas iniciais ou rematrículas devem ser realizadas através da opção “Matrícula On-line” após a conferência ou atualização dos dados do estudante pelo responsável legal.
- Os responsáveis podem confirmar a vaga na instituição de ensino atual do aluno ou naquela indicada pela Seed (no caso de novos ingressos).
- Caso desejem outra instituição além da indicada pela Seed, devem apresentar até três opções de preferência.
- Nessa opção, o estudante será colocado no Cadastro de Espera de Vaga Escolar, e o responsável deve conferir o resultado da solicitação na “Área do Aluno” a partir de 23 de novembro.
- Se o pedido for confirmado, a matrícula na instituição de ensino de preferência pode ser confirmada a partir de 27 de novembro.
- Se nenhuma das opções for atendida, o estudante permanecerá na instituição de ensino designada pela Seed.
- A partir de 2 de janeiro de 2024, o estudante poderá novamente entrar na lista de espera de outras instituições de ensino.
Documentos obrigatórios para efetivação da matrícula incluem:
- Comprovante de vacinação;
- Fatura emitida pela Copel ou pela Sanepar dos últimos dois meses (para rematrículas).
Para novos ingressos, os documentos necessários são:
- Certidão de Nascimento;
- Documento oficial de identificação com foto do responsável legal (caso o estudante seja menor de idade);
- Comprovante de vacinação;
- Fatura emitida pela Copel ou pela Sanepar dos últimos dois meses.
No que se refere ao ensino profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA), aqueles que desejam cursar o ensino médio e um curso técnico integrado devem efetuar a matrícula online no ensino médio regular ainda em outubro. Os estudantes classificados serão contatados pela escola a partir de 27 de novembro para a confirmação da matrícula.
Para a EJA, as matrículas para o primeiro semestre do ano letivo de 2024 também estão abertas. As aulas são oferecidas nos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) e em escolas que oferecem a EJA.
Texto adaptado de: O Repórter