Fundação Araucária investe na integração entre ciência, tecnologia e inovação

InícioGeralFundação Araucária investe na integração entre ciência, tecnologia e inovação

A Fundação Araucária, focada na promoção de iniciativas para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e ideias no Estado, tem desempenhado diversas ações direcionadas ao crescimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Paraná.

Em 2023, destaca-se a realização da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Paraná Faz Ciência, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Esses eventos proporcionaram à comunidade científica e à sociedade identificar a aplicação dos recursos em CT&I no Paraná.

Os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napis) também se destacam, com 38 dos 62 apresentando resultados na II Semana Geral dos Napis, parte da programação da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Esses arranjos envolvem acadêmicos e a iniciativa privada, atuando em áreas estratégicas como agronegócio, energia sustentável, biotecnologia, cidades inteligentes e educação.

Em quatro anos de existência, os Napis já receberam R$ 100 milhões para bolsas e projetos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e competitividade do Paraná.

A Fundação Araucária fortaleceu parcerias internacionais em 2023, realizando missões para o Canadá, Japão, China, Portugal e Europa. Lançou a Escola Doutoral da Cátedra Araucária, promovendo cooperação entre universidades de países no eixo do Trópico de Capricórnio.

O projeto Paraná 2040 – Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) apresentou resultados, oferecendo planejamentos de longo prazo para cada um dos nove Ecossistemas Regionais.

Outro destaque é a Pesquisa Básica e Aplicada – Outubro Rosa, que apoia pesquisadoras diagnosticadas com câncer de mama, estimulando a produção científica e inovação.

As Chamadas Públicas e Editais de 2023 totalizam R$ 119 milhões em investimentos, visando expandir projetos como bolsas tecnológicas e ambientes promotores de inovação em 2024.

Jaelson Lucas / Arquivo AEN

Compartilhe esta publicação

WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp 👋