Fraudadores do Programa Farmácia Popular são alvos de ação da PF

InícioGeralFraudadores do Programa Farmácia Popular são alvos de ação da PF

Nesta terça-feira (26), a Polícia Federal (PF) iniciou a Operação Indebitus, mobilizando 240 policiais para cumprir 62 mandados de busca e apreensão em endereços relacionados a suspeitos de fraudes contra o Programa Farmácia Popular do Brasil. As ações ocorreram nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Amazonas e Ceará.

As investigações tiveram início em outubro de 2022, após relatos de vendas fictícias de medicamentos pelo Farmácia Popular. Essas atividades fraudulentas teriam sido conduzidas por uma rede de farmácias com atuação na Região Sul do país.

Os acusados teriam utilizado indevidamente informações de cidadãos para realizar vendas fictícias por meio do programa. A PF destaca que os suspeitos podem responder por diversos crimes, incluindo estelionato contra a União, falsificação de documento particular, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.

O Farmácia Popular é um programa do governo federal que busca complementar o acesso a medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde por meio de parcerias com farmácias e drogarias privadas.

Para verificar se seus dados foram utilizados indevidamente em vendas fictícias realizadas por farmácias por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil, os cidadãos podem acessar o aplicativo ConecteSUS, na aba “Medicamentos” e, em seguida, na aba “Recebidos”.

Foto: Elza Fiuza

Texto adaptado de: Agência Brasil

Compartilhe esta publicação