Enem 2023 começa com 28,1% de candidatos ausentes no primeiro dia

InícioGeralEnem 2023 começa com 28,1% de candidatos ausentes no primeiro dia

No primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, ocorrido neste domingo, dia 5, a taxa de ausência média no Brasil foi de 28,1%, com base em dados preliminares provenientes de 98% dos locais de prova. O total de inscritos no ano foi superior a 3,9 milhões, e, desse grupo, 71,9% compareceram para realizar o exame, distribuídos em mais de 132 mil salas de prova, abrangendo 1.750 municípios brasileiros. A taxa de ausência se assemelha à registrada no ano anterior (28,3%).

O balanço do dia de aplicação foi compartilhado em coletiva de imprensa na noite do domingo pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios. Neste primeiro dia do Enem, os estudantes realizaram as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.

Com cerca de 13,1% a mais de inscritos em 2023, o ministro da Educação comemorou o que chamou de reversão de tendência de queda de participação no exame, que é a principal forma de acesso para quem deseja uma vaga no ensino superior no país. “Tivemos cerca de 500 mil inscritos a mais comparado ao ano de 2022. É um esforço também que o governo tem feito para retomar que nossos jovens realizem o Enem, a esperança de fazer universidade”, destacou Camilo Santana. Neste ano, foram 3.939.242 inscrições confirmadas. No ano passado, foram registradas 3.476.105 inscrições.

Nesta 25ª edição do Enem, pela primeira vez, os gráficos e figuras nas provas foram impressos em cores, beneficiando as pessoas daltônicas e aquelas com problemas de visão. Além disso, o cartão de resposta foi ampliado para atender às necessidades de candidatos com deficiências visuais.

Incidentes no exame

De acordo com o balanço apresentado por Santana, no primeiro dia do Enem 2023, 4.293 candidatos foram eliminados devido a infrações, como portar dispositivos eletrônicos, sair da sala antes do horário permitido (15h30), usar materiais não permitidos e não seguir as orientações dos fiscais. Todas essas regras estão detalhadas no edital.

Foram registrados também 905 candidatos que enfrentaram problemas durante a aplicação das provas, como emergências médicas, interrupções temporárias no fornecimento de energia e falta de água.

Os estudantes que sofreram impactos devido a condições climáticas, problemas logísticos ou foram designados para locais de prova a mais de 30 quilômetros de distância do previsto no edital poderão solicitar a reaplicação das provas, prevista para os dias 12 e 13 de dezembro. Aqueles que apresentarem problemas de saúde que os impediram de fazer a prova também têm direito à reaplicação, com um requerimento disponível pelo Inep.

Foto: Agência Brasil

Compartilhe esta publicação

WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp 👋