Em 27 de setembro, o vice-presidente da Adjori-PR e diretor do Jornal Novo Tempo de Santa Izabel do Oeste e Francisco Beltrão, Sérgio Jonikaites, acompanhado do adjoriano e diretor do Jornal O Trombeta de Capanema, Carlos Cesar Martine, visitaram a Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu.
Durante a visita, eles apresentaram o interesse da entidade paranaense de jornalismo impresso e de plataformas digitais em fortalecer sua parceria com a Itaipu e contribuir com o projeto de sustentabilidade em todo o Estado do Paraná.
Devido a compromissos em Brasília e um evento em Ponta Grossa, o diretor presidente da Itaipu, Enio Verri, planeja receber os diretores em outra oportunidade ainda em 2023. A Itaipu Binacional busca promover seu potencial e parcerias com os municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul, bem como com todo o Brasil.
Sérgio e Carlos foram recebidos por Eduardo Scirea, coordenador de projetos e natural de Francisco Beltrão, e Luciano da Silva, que representaram o diretor de coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, e o presidente Enio Verri. Eles manifestaram interesse em estabelecer uma parceria informativa abrangente em todo o Estado.
Scirea ressaltou os programas realizados pela Itaipu em praticamente todos os municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul. Ele mencionou o programa “Itaipu Mais que Energia”, que recebeu 1.300 propostas de projetos sociais, ambientais e de infraestrutura de 431 dos 434 municípios da área de atuação da Itaipu. O programa inclui atividades como proteção de nascentes e implantação de biodigestores de pequeno porte, entre outras.
No total, foram cadastradas 9.449 atividades dentro das 1.300 propostas, abrangendo áreas como energia renovável, saneamento ambiental, manejo integrado de água e solo, além de obras sociais, comunitárias e de infraestrutura. A demanda total ultrapassa R$ 2,4 bilhões, enquanto os recursos disponíveis são de R$ 931,5 milhões.
“Os pedidos que estiverem de acordo com o edital serão submetidos para aprovação interna e uma nova avaliação sobre os critérios de projetos e valores será feita. Essa segunda etapa irá filtrar os projetos com base na prioridade de atendimento estabelecida no edital, a prioridade solicitada pelos municípios nas suas propostas, a avaliação de quais propostas são as mais aderentes aos objetivos estratégicos da Itaipu e, ainda, de acordo com os valores disponíveis”, explica. A lista dos projetos selecionados deve sair no dia 30 de outubro.
O sistema online de cadastro permitirá o acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos e desenvolvimento dos projetos, bem como fornecerá informações sobre as prioridades das prefeituras.
“A Itaipu acima de tudo, está com uma proposta de diálogo e de desenvolvimento com os municípios e pela vasta adesão ao programa, a proposta foi entendida e aceita pelos gestores municipais”, destacou Scirea.
Texto adaptado de: Jornal Novo Tempo.