ALEP autoriza a inclusão de peixe na merenda escolar

InícioGeralALEP autoriza a inclusão de peixe na merenda escolar

O deputado estadual Luiz Fernando Guerra propôs a inclusão de peixe no cardápio da merenda escolar, pelo menos uma vez por semana, em mais de 2.100 escolas da Rede Estadual de Ensino do Paraná, beneficiando mais de 930 mil alunos. O projeto de lei (PL 687/2019) foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Paraná.

Luiz Fernando Guerra, autor do projeto, destacou a importância da ação. “O Paraná é uma potência na produção de pescados e nada mais justo que nossos jovens sejam beneficiados com o produto que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, contribui para o controle de colesterol, é rico em proteína, vitaminas e minerais, além de ser uma excelente fonte de ômega 3. Estaremos cuidando da saúde dos nossos alunos e valorizando a psicultura do nosso Estado”, destacou Guerra.

Embora o Paraná seja um grande produtor de peixes, muitas famílias não têm o hábito de consumi-los regularmente, o que dificulta o acesso ao produto. A inclusão do peixe na merenda escolar permitirá que quase 1 milhão de jovens tenham a oportunidade de consumir diferentes tipos de peixes pelo menos uma vez por semana.

O projeto, já aprovado por todas as comissões responsáveis e pelo plenário da Assembleia Legislativa, segue agora para a sanção do Governador Ratinho Júnior. A resposta deve sair em 15 dias úteis.

Em 2022, o Paraná liderou a produção de tilápias no Brasil, representando 34% do volume total. A produção de peixes no país atingiu 860.355 toneladas no ano passado, com uma receita de cerca de R$ 9 bilhões. O Paraná é responsável por 194 mil toneladas desse volume, consolidando sua posição como o estado líder na produção de tilápias.

Outros estados também contribuíram para o aumento da produção de peixes no Brasil, com a Região Sul liderando o ranking, somando 239.300 toneladas (43,5%). A produção de tilápia tem um mercado significativo, com negociações ocorrendo com 34 países em 2022, sendo os Estados Unidos o principal comprador do peixe.

Texto adaptado de: A Folha do Sudoeste.

Compartilhe esta publicação