A Assembleia Legislativa do Paraná realizou neste domingo (07) um concurso público para preencher 85 vagas, com requisito de formação para nível médio e superior. As provas ocorreram nos períodos da manhã e tarde na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) e Universidade Tuiuti do Paraná, ambas em Curitiba. Os cargos em disputa são Técnico Legislativo, Assistente Legislativo e Procurador – Classe 3. Os salários variam entre R$ 4,9 mil e R$ 33 mil.
A banca examinadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgou que o número de inscrições atingiu 18 876 candidatos.
No período matutino, dos 11.210 inscritos, 6.953 compareceram, representando uma ausência de 38%. Já no período vespertino, compareceram 5.197 dos 7.666 inscritos para técnico legislativo, e 447 dos 1.210 inscritos para procurador. Os gabaritos preliminares serão divulgados na segunda-feira.
Das vagas disponíveis, uma é destinada ao cargo de Procurador (Classe 3) e 68 vagas serão para a carreira de Analista Legislativo, abrangendo funções como desenvolvedor de sistemas, biblioteconomista, administrador, economista, advogado, contador, jornalista, analista de rede, revisor legislativo e engenheiro.
Além disso, o concurso oferece 16 vagas para a carreira de Técnico Legislativo, nos cargos de Técnico Legislativo-Legislativo, Técnico Legislativo-Administrativo, Técnico Legislativo-Suporte e Manutenção, Técnico Legislativo-Técnico em Contabilidade. A carga horária para todos os postos é de 8 horas diárias.
O concurso foi anunciado em março do ano passado pela Comissão Executiva da Assembleia Legislativa, que destacou a importância da renovação do quadro funcional devido à proximidade da aposentadoria de muitos servidores e à ausência de concursos específicos realizados há cerca de 40 anos. A iniciativa faz parte das medidas administrativas para fortalecer o quadro funcional e promover transparência no Poder Legislativo paranaense.
Os gabaritos preliminares serão divulgados na segunda-feira, permitindo que os candidatos contestem possíveis inconsistências. Após a análise dos recursos, serão anunciados os gabaritos definitivos e os aprovados para a próxima fase do concurso, que inclui a etapa discursiva, seguindo as orientações da Comissão Organizadora da FGV e dos canais de comunicação da Assembleia Legislativa.