Os pais ou responsáveis pelos alunos das mais de 2 mil escolas estaduais do Paraná precisam atualizar os dados cadastrais até 19 de agosto. Este procedimento obrigatório é realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seed) e deve ser concluído online, na área de acesso do aluno, ou na escola onde o aluno está matriculado.
Com aproximadamente 1 milhão de alunos matriculados na rede estadual de ensino do Paraná, as informações que precisam ser confirmadas incluem endereço de e-mail, CPF e telefone do responsável. Durante este período, as secretarias de todas as escolas devem revalidar as informações dos estudantes e dos pais, fornecidas no momento da matrícula para o ano letivo. A não atualização dos dados pode dificultar o processo de rematrícula para 2025.
Um exemplo é o caso de famílias que mudaram de bairro ou de cidade e que podem enfrentar dificuldades para matricular o filho em uma unidade escolar próxima à nova residência no próximo ano letivo. Esta medida também é essencial para facilitar a comunicação entre as unidades de ensino e a comunidade escolar, já que os dados de contato também precisam ser confirmados.
De acordo com Flavio Faversani, coordenador estratégico de Governança de Dados Educacionais da Seed, a atualização cadastral é fundamental para a preparação da matrícula de 2025. “Dentro desse prazo, os pais devem acessar a área do aluno ou ir à escola onde o filho está matriculado para solicitar a atualização cadastral”, afirmou.
“Nessa atualização, o responsável informará o endereço residencial e a unidade consumidora, que é um código presente nas contas de luz e de água da residência. A partir desses dados, será feito um mapeamento para definir a escola mais próxima em que a criança ou o adolescente vai estudar em 2025”, acrescentou o representante da Secretaria da Educação.
Foto: SEED.