A Associação Comercial do Paraná (ACP) realizou uma pesquisa entre os dias 18 e 21 de julho, envolvendo 500 consumidores, para identificar as tendências de intenção de compra de presentes para o Dia dos Pais, comemorado em 11 de agosto. A pesquisa revelou informações sobre o que os consumidores planejam comprar, onde pretendem fazer suas compras, quanto estão dispostos a gastar e onde planejam celebrar a data.
Os resultados indicam que os consumidores estão divididos entre o comércio de rua e os shoppings, com uma parcela significativa também optando por compras online. Dos entrevistados, 36,40% escolherão os shoppings, 36% preferem o comércio de rua e 25% farão suas compras online.
Entre os itens mais procurados estão vestuário (58,60%), perfumaria (28,80%), calçados (26,80%), eletrônicos (13,20%), acessórios (11,20%) e outros (16,60%).
Quanto aos valores que pretendem gastar, 39,80% dos consumidores buscarão presentes na faixa de R$ 100,00 a R$ 200,00, seguidos por 26,20% que gastarão entre R$ 50,00 e R$ 100,00, 14% entre R$ 200,00 e R$ 300,00, e 6,20% que gastarão até R$ 50,00.
A maioria dos entrevistados (88%) planeja comemorar a data em casa, enquanto uma pequena fração optará por restaurantes (9%), viagens (1,80%) ou outros locais (1,20%).
Os principais destinatários dos presentes são os pais (58,60%), seguidos pelos cônjuges (38,40%) e sogros (11%). A pesquisa também destaca a consideração por figuras paternas não biológicas, como pais de consideração (4,80%), avós (3,60%) e padrastos (1,40%).
“Com esta pesquisa, a ACP espera auxiliar os comerciantes a se prepararem melhor para atender às expectativas dos consumidores, proporcionando uma experiência de compra satisfatória para todos e um incremento nas vendas graças a esta importante data comemorativa”, resumiu o Presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone.
Foto: Gilson Abreu/AEN.