Financiamentos de veículos registram alta de 14,8% em agosto

InícioEconomiaFinanciamentos de veículos registram alta de 14,8% em agosto

Em agosto deste ano, o financiamento de veículos novos e usados registrou um crescimento de 14,8% em comparação ao mesmo mês de 2023, totalizando 631 mil unidades negociadas. No mesmo período do ano passado, foram financiadas 550 mil unidades. Esse aumento é atribuído à melhoria da renda, ao aumento da oferta de trabalho e à perspectiva de estabilidade econômica.

Conforme a pesquisa da B3 (Bolsa do Brasil), as vendas financiadas em agosto apresentaram uma alta de 0,9% em relação a julho deste ano, quando foram negociadas 626 mil unidades.

No segmento de veículos leves, houve uma alta de 14,8% em relação a agosto do ano passado, porém, uma queda de 3,1% em comparação a julho de 2024. Já o financiamento de veículos pesados cresceu 14,1% em relação a agosto do ano passado e aumentou 3,2% em comparação a junho deste ano, indicando uma renovação nas frotas das empresas de logística.

O financiamento de motocicletas teve um crescimento significativo de 15,1% em agosto deste ano em comparação ao mesmo mês do ano anterior, e um aumento de 13,8% em relação a julho de 2024.

“Encerramos o mês de agosto com o maior número de veículos financiados desde agosto de 2012, o que reforça o ritmo forte apresentado no início deste segundo semestre. O segmento de motos mantém-se como destaque, com um crescimento de 29% no acumulado do ano em relação ao mesmo período do ano anterior”, afirmou Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.

Ferro também destacou o desempenho dos automóveis e comerciais leves, que representam mais de 70% do total de veículos financiados e tiveram um crescimento de 21% em comparação à mesma base de comparação.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), que é a maior base privada do país, reunindo o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o território nacional.

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil.

Compartilhe esta publicação

WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp 👋