“Simpósio Citricultura” será sediado em Paranavaí de 1 a 3 de agosto

InícioCultura“Simpósio Citricultura” será sediado em Paranavaí de 1 a 3 de agosto

O cenário da produção de citrus no Paraná será o tema central do “Simpósio Citricultura”, que ocorrerá em Paranavaí (PR) entre os dias 1 e 3 de agosto. O evento contará com a participação de renomados pesquisadores, que abordarão temas de grande relevância, como mercado, desafios e oportunidades, produção sustentável, agricultura familiar, manejo de solo, irrigação, controle biológico, reciclagem de embalagens de defensivos e, principalmente, o controle do greening, uma das principais doenças que afetam a citricultura mundial.

O simpósio será realizado no auditório principal da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de Paranavaí, com início previsto para às 8 horas da manhã (cadastro) e encerramento às 18h00. As inscrições poderão ser feitas no local ou pelo link disponibilizado na descrição abaixo. Além disso, o evento também será transmitido online através da página do IDR-PR no Youtube.

Os laranjais paranaenses têm contribuído significativamente para a economia, gerando um Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 315 milhões, o que corresponde a 6% do total nacional. A região Noroeste do Estado é a principal área produtora, abrigando 70% dos pomares e as principais agroindústrias que atendem o mercado de mesa.

O coordenador estadual de fruticultura, Eduardo Augustinho dos Santos, também palestrante no evento, ressaltou o desafio enfrentado pela citricultura no combate ao greening, ou Huanglongbing (HLB). Ele destacou que o Brasil é atualmente o maior produtor mundial de laranjas, porém, a produção da Flórida, estado norte-americano, sofreu um forte impacto, passando de 250 para 17 milhões de caixas, devido às doenças. A disseminação da bactéria causadora do greening é preocupante, e estudos recentes da cooperativa Cocamar mostram que 70% dos insetos vetores, conhecidos como psilídeos, estavam infectados.

Diante desses desafios, o Simpósio tem como objetivo atualizar os profissionais e produtores envolvidos na citricultura, buscando práticas mais sustentáveis. O evento proporciona a integração com o setor privado, apresentando experiências bem-sucedidas.

Realização

O “Simpósio Citricultura” é uma realização conjunta da Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos, Conselho Regional de Engenharia Agronômica (Crea-PR), Centro Universitário Uningá, Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR), IDR-PR, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Governo do Paraná, Sindicato Rural de Maringá, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Sindicato Rural de Paranavaí, Invaio, Solidariedad, Fundecitrus, Mutua, Corteva, Universidade Estadual do Paraná, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Paranavaí e Região (AEA), AgroPratinha, Cocamar, iPonia, Adita e Canal do Agro.

Texto adaptado de: Jornal Noroeste.

Compartilhe esta publicação

WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp 👋