Assembleia Itinerante coleta mais de quatro mil sugestões em dois anos de atividade no Paraná

InícioGeralAssembleia Itinerante coleta mais de quatro mil sugestões em dois anos de atividade no Paraná

A Assembleia Itinerante, iniciativa criada pela Mesa Executiva do Poder Legislativo do Paraná para ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios do estado, concluiu seus primeiros dois anos de realização com mais de quatro mil sugestões e reivindicações coletadas. Este projeto, implantado pela atual gestão do parlamento, já acumulou 15 edições desde sua criação.

Em 2023, as cidades de Arapongas, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Paranavaí, Astorga e Ivaiporã sediaram sessões especiais da Assembleia Itinerante. Além disso, municípios como Umuarama, Londrina e Maringá também receberam o estande da Assembleia. No ano anterior, as cidades atendidas foram Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos.

O principal propósito do projeto é aproximar os parlamentares da população. Durante os encontros, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), o primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e outros deputados estaduais que atuam nas regiões visitadas recebem representantes de entidades do agronegócio, membros da sociedade civil organizada e outros setores para ouvir reivindicações. Ao final das atividades, é elaborado um documento contendo as principais sugestões das localidades, o qual é entregue à Assembleia para análise.

Outro destaque das atividades da Assembleia Itinerante é a entrega de diplomas de menção honrosa a personalidades locais reconhecidas por suas contribuições para a sociedade. Os eventos também costumam contar com a presença de prefeitos, vereadores, lideranças políticas, representantes do governo estadual e membros da comunidade. Além de interagir diretamente com deputados no estande do Poder Legislativo, os cidadãos têm a oportunidade de apresentar propostas e conhecer mais sobre as ações e projetos desenvolvidos pelo Legislativo, recebendo inclusive informativos sobre essas atividades.

O projeto também marcou presença em feiras e eventos de grande porte, reforçando o elo entre o Legislativo e a sociedade. Durante essas atividades, os deputados dialogaram com prefeitos, vereadores, empresários e líderes do setor produtivo, além da população em geral.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, a Assembleia Itinerante promove uma experiência enriquecedora na interiorização do trabalho legislativo. “A interiorização é um aprendizado permanente. Além disso, as pessoas têm o interesse de conhecer o Poder Legislativo. Por isso, tomamos a decisão de interiorizar a Assembleia, para que as pessoas possam ter esse contato. A Casa está orgulhosa de democratizar e abrir as portas do Poder Legislativo para a comunidade”, afirmou.

O deputado Alexandre Curi, primeiro-secretário da Assembleia, destacou que as demandas recebidas durante o evento não apenas são analisadas, mas frequentemente resultam em encaminhamentos práticos. “Algumas delas já se tornaram ações práticas. Há diversas indicações ao Governo do Estado sobre obras ou melhorias solicitadas pela população. Durante a apresentação de emendas ao Orçamento do Estado e ao Plano Plurianual de 2024 a 2027, deputados utilizaram as sugestões recebidas na Assembleia Itinerante para indicarem suas emendas”, explicou.

Curi também reforçou a importância de ouvir a população. “É para ouvir e atender demandas das prefeituras, da sociedade organizada ou de qualquer cidadão que estamos percorrendo o Paraná, levando a Assembleia para onde o povo está”, destacou.

A segunda-secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria (PP), ressaltou que o projeto é uma iniciativa inovadora que fortalece a conexão entre os cidadãos e seus representantes, além de reafirmar o compromisso com a representação democrática. “Uma ação que une transparência, participação cidadã e construção colaborativa de políticas públicas. Um projeto inovador que deu vozes a todas as regiões do Estado”, enfatizou.

Compartilhe esta publicação