Com investimento de R$ 170 milhões, a obra de duplicação de 17 quilômetros da PR-418, no trecho do Contorno Norte em Curitiba, foi oficialmente iniciada nesta quarta-feira (18). O projeto, que integra o maior pacote de concessões rodoviárias do Paraná, prevê a construção de sete novos viadutos até 2027, com o objetivo de melhorar a fluidez e a segurança viária.
O trecho contemplado, entre os quilômetros 5 e 21 da rodovia, faz parte do Lote 1, que engloba um total de 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. No total, serão destinados R$ 13,1 bilhões ao longo de 30 anos para intervenções que incluem duplicações, vias marginais, ciclovias, passarelas, pontos de ônibus e sistemas inteligentes de monitoramento de tráfego. Trechos como a BR-277, entre Curitiba e Guarapuava, e a PR-423, entre Araucária e Campo Largo, também fazem parte do projeto, cujo objetivo é modernizar a malha viária do estado e fortalecer a infraestrutura logística.
O início das obras foi acompanhado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e pelo prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, além de outras autoridades estaduais e federais. Durante o evento, Ratinho Junior destacou a importância do projeto para o estado e a transparência do modelo adotado. “A população do Paraná acompanhou com transparência todo esse processo e acreditou no modelo moderno e inovador que o Governo do Estado propôs, com muitas obras e tarifas justas, e que hoje é adotado pelo governo federal em outras concessões”, afirmou.
Ratinho Junior explicou ainda que os investimentos priorizam a eficiência logística e o crescimento econômico do estado. “Com rodovias mais modernas e seguras, o Paraná ganha eficiência logística, reduz custos para a indústria, melhora a competitividade dos nossos produtos e beneficia o consumidor. Além disso, uma infraestrutura de qualidade atrai novos investimentos e fortalece a nossa economia”, concluiu o governador. Ele também destacou o crescimento do PIB paranaense, que passou de R$ 440 bilhões em 2018 para R$ 719 bilhões, previsto para 2024.
Para o ministro dos Transportes, Renan Filho, o Paraná está desempenhando um papel central no maior ciclo de concessões rodoviárias da história do país. “Só no Estado, estão previstos R$ 120 bilhões em investimentos, sendo que R$ 60 bilhões já foram contratados. Esse projeto do Contorno Norte de Curitiba, que hoje inicia suas obras, simboliza essa nova fase”, afirmou. Renan Filho também mencionou os benefícios do modelo de concessão atualmente em vigor. “Além de termos tarifas 45% menores do que no modelo anterior, as obras começaram imediatamente, com duplicações, vias marginais e um conjunto completo de melhorias. O Paraná já é uma potência na agricultura, na indústria, no turismo e nos serviços, e agora vai poder ainda mais com rodovias modernas e eficientes.”
O Contorno Norte é considerado um eixo estratégico para a mobilidade e a logística da capital e de municípios vizinhos. A via conecta importantes rodovias estaduais e federais, permitindo o desvio de veículos pesados do centro urbano de Curitiba e reduzindo os tempos de deslocamento. Segundo o prefeito Eduardo Pimentel, a duplicação também representa um avanço no quesito segurança. “A duplicação do Contorno Norte também representa um avanço estratégico para a mobilidade entre Curitiba e os municípios vizinhos, com impacto direto no desenvolvimento urbano e na atração de novos empreendimentos para a região, mas o mais importante é que essa obra vai salvar vidas, trazendo mais segurança e conforto a quem utiliza esse importante eixo todos os dias.”

A concessionária responsável pelo Lote 1 é a Via Araucária, que já opera serviços de atendimento 24 horas. Esses serviços incluem socorro mecânico e médico, guincho, inspeção de tráfego e atendimento ao usuário. De acordo com o CEO da Via Araucária, Sérgio Santillán, a empresa manterá as comunidades informadas sobre eventuais interdições e progressos das obras. “A duplicação do Contorno Norte é a primeira de cinco grandes obras que totalizam cerca de 70 quilômetros de duplicações a serem concluídas até 2027. Estamos trabalhando com planejamento técnico e também com foco na comunicação com os usuários, para garantir que as intervenções tragam o menor impacto possível no trânsito durante as obras”, explicou Santillán.
Mais detalhes sobre o Lote 1 e o andamento das obras podem ser encontrados no site oficial da Via Araucária.