A maior feira do agronegócio do Brasil, a Agrishow 2025, teve início nesta segunda-feira (28) em Ribeirão Preto (SP), trazendo debates cruciais para o setor em um momento marcado por juros elevados, incertezas fiscais e a crescente demanda por produtividade sustentável. Com mais de 800 expositores e cerca de 195 mil visitantes esperados, o evento se consolida como um termômetro do agronegócio nacional.
Além de uma exposição de máquinas, a Agrishow serve como uma prévia das tendências que irão pautar o mercado nos próximos meses. Durante os cinco dias de duração, o público poderá acompanhar bastidores, inovações e as principais pautas do setor através da cobertura ao vivo realizada pelo Agro Times, editoria de agronegócio do portal Money Times. Essa cobertura trará análises, destaques e tendências que impactam diretamente os rumos do agronegócio brasileiro.
Fundada há 30 anos, a Agrishow se tornou uma das maiores feiras do agronegócio global e o principal evento de inovação tecnológica no setor na América Latina. Durante os cinco dias, ela apresentará soluções abrangentes para todas as etapas da cadeia produtiva, incluindo preparo do solo, comercialização de safras, acesso a crédito, sustentabilidade e inovações tecnológicas. Este ano, o foco será ainda mais expressivo na utilização de tecnologia para lidar com desafios do setor, como a escassez de mão de obra, volatilidade climática e aumento nos custos operacionais.
A edição de 2025 contará com uma agenda intensa, destacando tendências como transformação digital no campo, com automação, sensores, inteligência artificial e plataformas de dados ganhando protagonismo para otimizar a produção. Também serão discutidos temas cruciais, como financiamento e crédito rural, uma preocupação crescente diante do cenário incerto de juros; além de soluções para os impactos das mudanças climáticas na produtividade agrícola, práticas ESG, agricultura regenerativa e o uso racional de insumos.
No espaço Agrishow Labs, startups do setor, conhecidas como Agtechs, terão espaço para apresentar inovações em logística, rastreabilidade, gerenciamento de insumos e integração de dados. Essas pautas refletem diretamente nas decisões de investimento e planejamento do setor, que representa quase 25% do PIB brasileiro.
Com o agro ocupando um papel central na economia nacional, a feira destaca oportunidades em áreas como crédito, tecnologia, commodities e sustentabilidade. Decisões determinantes sobre políticas públicas e investimentos em maquinário e tecnologia começam a ser delineadas no evento, reforçando sua relevância estratégica para o mercado.
Por meio da cobertura integral do Agro Times, é possível acompanhar não apenas os destaques da feira, mas também análises de mercado, painéis relevantes e entrevistas com líderes do setor. Para quem deseja identificar tendências, antecipar riscos e enxergar oportunidades, trata-se de uma fonte essencial de informação. Acompanhar o que aconteceu na Agrishow é fundamental para planejar o futuro com segurança, seja como produtor, investidor ou entusiasta do setor agropecuário.