Condição da segunda safra de milho do Paraná piora, aponta Deral

InícioGovernoCondição da segunda safra de milho do Paraná piora, aponta Deral

SÃO PAULO (Reuters) – O Departamento de Economia Rural (Deral), do governo do Paraná, informou nesta terça-feira que a condição das lavouras de milho segunda safra do Estado, o segundo maior produtor de milho do Brasil, apresentou piora na última semana. Apesar das chuvas recentes terem amenizado os efeitos do período de seca, os impactos ainda são perceptíveis.

Atualmente, 66% da área plantada está classificada como ‘boa’, frente aos 70% registrados na semana anterior. Ao mesmo tempo, houve aumento na proporção de plantações avaliadas como ‘ruins’, que passaram de 9% para 12% no mesmo período. O restante das áreas encontra-se em situação ‘média’.

“A situação do milho segunda safra foi parcialmente amenizada com a chuva dos últimos dias. O milho já se encontra em fase de desenvolvimento vegetativo, mas há uma parte considerável de áreas plantadas há mais de 20 dias que não haviam germinado parcialmente ou totalmente”, afirmou o Deral. “Esse cenário gera incerteza, e será necessário acompanhar a recuperação e a germinação do restante das sementes nos próximos dias”, acrescentou o órgão.

Anteriormente, a previsão para a segunda safra de milho do Paraná 2024/25 indicava uma colheita de 15,9 milhões de toneladas, representando uma alta de 25% em relação ao ciclo anterior. Contudo, o Deral informou que “os técnicos de campo já começam a revisar suas estimativas iniciais de produtividade”. Segundo o órgão, a quantidade de plantas germinadas em algumas áreas ficou abaixo do esperado, devido a falhas na germinação, e “existe a possibilidade de queda na produtividade em parte das lavouras”, algo que somente poderá ser avaliado de forma mais precisa nos próximos dias.

O Deral também destacou uma alta infestação de pragas como pulgões e cigarrinhas nas plantações. Os agricultores aguardam as chuvas previstas para a próxima semana para poderem retomar as aplicações de pesticidas nas lavouras.

Além disso, o órgão informou que 95% da safra de soja no Paraná já foi colhida, representando um avanço de cinco pontos percentuais em relação à semana anterior.

Compartilhe esta publicação