O Porto de Paranaguá consolidou sua liderança em 2024 na exportação nacional de óleo vegetal, frango congelado e na importação de fertilizantes. Segundo dados do Comex Stat, foram exportados 697.486 toneladas de óleo vegetal e 2.894.213 toneladas de carne de frango congelada pelo porto. No caso dos fertilizantes, a importação alcançou 11.140.049 toneladas, reafirmando Paranaguá como destaque nacional neste segmento.
A movimentação de granéis líquidos no píer público de Paranaguá respondeu por 53,3% das operações totais. O transporte de carne de frango congelada utiliza contêineres com controle de temperatura (reefer), posicionados em uma área com 5.268 tomadas, o que representa o maior pátio deste tipo na América do Sul. “Trabalhamos com inteligência logística e investimentos de ponta para suprir a demanda do mercado e alavancar as movimentações portuárias no Paraná”, afirmou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná. Gabriel Vieira, diretor de Operações da Portos do Paraná, destacou os esforços no setor de fertilizantes: “O Porto de Paranaguá conta com três berços exclusivos para a movimentação de fertilizantes e, quando há disponibilidade, outros berços também recebem navios com esse tipo de carga.”
As exportações e importações pelos portos de Paranaguá e Antonina totalizaram 66.769.001 toneladas em 2024. A variedade de commodities transportadas contribuiu para a liderança nacional em diversos segmentos. Além de óleo vegetal, frango congelado e fertilizantes, o açúcar se destacou como principal exportação no corredor paranaense. Foram 6.412.716 toneladas de açúcar a granel, um crescimento de 17% em relação a 2023, e 846.305 toneladas de açúcar ensacado, representando um aumento de 43% no mesmo período. Entre as importações, os cereais como trigo, malte e cevada registraram crescimento expressivo de 76%, de 614.550 toneladas em 2023 para 1.708.673 em 2024. Apenas a cevada teve um aumento de 168%, enquanto o trigo cresceu 157%. O market share da cevada ultrapassou 40% no ano.
A movimentação de contêineres também foi destaque. A exportação de cargas, liderada pelas carnes de aves congeladas, cresceu 19%, passando de 7.579.598 toneladas em 2023 para 9.049.796 toneladas em 2024. Já a importação de cargas conteinerizadas registrou um aumento de 35%, somando 7.276.868 toneladas, com destaque para plásticos e outros produtos transportados. “Os portos paranaenses são corredores multipropósito, o que garante uma operação constante e evita quedas de produtividade ao longo do ano”, pontuou Garcia.
Entre os cereais, a redução no embarque de soja e milho, ocasionada por preços internacionais pouco atrativos, foi compensada pela diversificação dos produtos movimentados. A infraestrutura dos portos paranaenses, com investimentos contínuos e modernizações, foi crucial para manter o fluxo de operações. Em 2024, foram destinados R$ 185 milhões para infraestrutura, manutenção de equipamentos e novas obras. “Trabalhamos com uma estratégia logística de alta produtividade e com grandes investimentos”, ressaltou Luiz Fernando Garcia.
No balanço anual, as operações em Paranaguá e Antonina contabilizaram 2.724 atracações de embarcações, um aumento de 4% em relação a 2023, que teve 2.620 navios atracados. O número de vagões também cresceu levemente, com 278.353 unidades acessando o porto em 2024, ante 275.720 no ano anterior. No pátio de triagem, foram registrados 392.214 caminhões, reforçando a eficiência logística dos portos paranaenses.