Sanepar recolhe mais de 48 toneladas de resíduos nas praias do Paraná em 6 dias de limpeza

InícioParanáSanepar recolhe mais de 48 toneladas de resíduos nas praias do Paraná em 6 dias de limpeza

Pelo 13º ano consecutivo, a Sanepar realizou a coleta de lixo nas praias do Paraná, com o objetivo de manter a orla limpa e agradável para os veranistas. Entre os dias 28 de dezembro de 2024 e 2 de janeiro de 2025, foram recolhidas mais de 48 toneladas de resíduos nas areias das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. A média diária de coleta ultrapassou 8 toneladas. Somente no dia 30 de dezembro, o volume recolhido foi superior a 9,5 mil quilos, marcando o maior registro da temporada até o momento.

Embora o maior acumulado em um único dia não tenha batido o recorde do ano passado, que chegou a 14 toneladas no primeiro dia do ano, o total dos seis dias iniciais desta temporada superou em quase três toneladas o mesmo período de 2023/2024. A limpeza, coordenada pela Sanepar, ocorre exclusivamente na faixa de areia, enquanto a higienização das ruas e demais áreas dos balneários é de responsabilidade das prefeituras locais.

O trabalho é executado por nove equipes diurnas, que atuam diariamente das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20, e pelas equipes noturnas, que utilizam máquinas saneadoras para revolver a areia a até 20 centímetros de profundidade, recolhendo pequenos resíduos. Estas equipes também intensificam a limpeza após os eventos promovidos pelo projeto “Verão Maior Paraná” do Governo do Estado. A partir de 4 de janeiro, os serviços de limpeza passarão a começar às 6h15, diariamente, por um período de 10 dias consecutivos.

Entre os mais de 8 mil quilos de resíduos retirados diariamente, estão latas de refrigerantes e cervejas, garrafas de vidro, restos de alimentos, frutas, canudos, papéis, bitucas de cigarro e diferentes tipos de plástico. Ainda na areia, em áreas de transbordo, os materiais recicláveis são separados em sacos azuis para a coleta por cooperativas de reciclagem, enquanto os resíduos orgânicos são acondicionados em sacos pretos e direcionados a aterros sanitários.

A Sanepar reforça que cada pessoa pode contribuir com o meio ambiente, recolhendo o lixo produzido por sua família durante o passeio. Orienta-se levar sacolas para a separação entre resíduos orgânicos e recicláveis e descartá-los corretamente. Resíduos abandonados na areia podem ser levados pela maré, trazendo impactos negativos ao meio ambiente.

A empresa também destaca cuidados específicos com bitucas de cigarro, que não devem ser descartadas na areia, nem em latas de alumínio ou garrafas de vidro, pois isso pode inviabilizar a reciclagem. O ideal é armazená-las em recipientes apropriados e, na falta de pontos específicos de coleta, descartá-las no lixo comum.

Itens recicláveis incluem latas, lacres e embalagens de alumínio, tampas e copos plásticos, garrafas de vidro e PET, isopor, canudos, embalagens de protetor solar e repelentes, potes de creme, hastes de cotonetes, papéis e outros plásticos em geral. A conscientização e o descarte correto são fundamentais para manter as praias limpas e preservar o meio ambiente.

Compartilhe esta publicação