O Paraná + Viagem, programa do Governo do Estado desenvolvido pela Secretaria do Turismo (Setu), beneficiou 660 pessoas entre janeiro e novembro de 2024. O projeto é voltado para idosos, estudantes e pessoas sem acesso financeiro ao turismo. Durante novembro, três novos grupos participaram de passeios turísticos por Curitiba, Foz do Iguaçu, o Litoral do Paraná e outros municípios. Para a primeira semana de dezembro, estão programadas mais seis viagens.
As viagens realizadas em novembro incluíram grupos de Mirador e Quinta do Sol, ambas com destino ao Litoral do Paraná, e outro grupo de Santa Isabel do Ivaí, que visitou o Salto Bandeirantes, em Santa Fé. No total, 263 pessoas, entre idosos e estudantes, participaram dessas atividades. Márcio Nunes, secretário do Turismo do Paraná, destacou a relevância social do projeto: “Além de fomentarmos o turismo interno, estamos também possibilitando a grupos, que nem sempre têm essa chance, de participarem de viagens ao redor do Paraná, tendo sempre como foco o fortalecimento e divulgação dos atrativos, mas também com a inclusão dessas pessoas na cadeia produtiva do setor.”
Segundo o secretário, o programa reforça a economia do turismo no estado. “O Paraná + Viagem foi criado para divulgar os potenciais turísticos do Paraná, junto aos próprios paranaenses. Isso impacta na geração de emprego e renda para quem vive do turismo, movimentando a cadeia produtiva do setor e incentivando a iniciativa privada e aos empreendedores para que qualifiquem seus serviços e profissionais.”
A secretária de Assistência Social de Mirador, Andressa Patrícia Boni Travain, destacou o impacto positivo da iniciativa em sua comunidade: “Ver o sorriso no rosto de cada um foi gratificante, porque pudemos proporcionar uma grande experiência a quem nunca tinha viajado e não conhecia a praia. Isso oferece bem-estar não somente físico, mas também mental. Foi uma experiência marcante e inesquecível.” Enercilia Vitorino, participante do grupo de Santa Isabel do Ivaí, relatou: “É a primeira vez que viajo dessa forma e aproveitei bastante.” Já Cleide de Fátima Guandalim reforçou a importância das ações para o público idoso: “Em nome de todo o grupo, agradeço essa oportunidade. Não conhecíamos o município e o Salto Bandeirantes. Estamos muito felizes por essa oportunidade que foi dada à terceira idade.”
Na primeira semana de dezembro, as atividades programadas deverão movimentar cerca de 290 turistas. Na segunda-feira (02), três grupos partiram: um de Guaporema rumo a Curitiba, outro de Mariluz para Morretes e Antonina, e um grupo de Brasilândia do Sul com destino a Guaratuba. Já no dia 04, idosos do município de São Jorge do Patrocínio embarcarão para Curitiba, Morretes e Guaratuba. Estudantes de Brasilândia do Sul seguem viagem no dia 06, e no dia 08, outro grupo de Mirador parte em direção a Foz do Iguaçu.
Algumas dessas viagens fazem parte do Viaja +60, um desdobramento do Paraná + Viagem, promovido pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). Esse braço do programa foca no turismo rodoviário acessível para a população acima de 60 anos, promovendo bem-estar, inclusão social e desenvolvimento econômico nas regiões.
O Paraná + Viagem compõe um pacote de três programas turísticos aprovados por lei no estado, junto ao Paraná + Infra e ao Paraná + Eventos. As leis foram propostas pelo Executivo, aprovadas na Assembleia Legislativa e sancionadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em 30 de novembro de 2023. Enquanto o Paraná + Infra se dedica à melhoria e expansão da infraestrutura turística, o Paraná + Eventos objetiva fomentar a realização de eventos regionais que gerem fluxos turísticos, como festivais culturais, gastronômicos e feiras. Ambos os programas visam fortalecer a economia local ao ampliar o turismo interno e melhorar a qualidade dos atrativos oferecidos pelo Paraná.