Curitiba será palco do 1º Congresso Internacional da Anfivet – Associação Nacional de Fisioterapia Veterinária, focando em saúde, bem-estar e novos tratamentos para controle da dor em animais. O evento ocorrerá de 28 a 30 de setembro no auditório do UniCuritiba, em parceria com a Anclivepa Paraná – Associação Nacional de Médicos Veterinários de Pequenos Animais. As inscrições já estão disponíveis no site https://anfivet.com/congresso/, com valores diferenciados para estudantes e associados das entidades.
A fisioterapia veterinária, recomendada especialmente no tratamento de doenças ortopédicas e neurológicas, proporciona alívio da dor, redução de inflamações e previne a atrofia muscular, melhorando a função cardiovascular em animais de pequeno e grande porte.
Coordenador do curso de Medicina Veterinária do UniCuritiba, o médico veterinário Uriel Vinícius Cotarelli de Andrade explica que no caso de tratamentos ortopédicos, a fisioterapia aumenta a amplitude dos movimentos, melhora a força e a resistência muscular. “A fisioterapia reduz o tempo de recuperação dos animais em casos de fratura e no pós-cirúrgico, além de ser altamente eficaz quando associada a outras técnicas clínicas.”
Foco na qualidade de vida

Nos últimos anos, essa especialidade vem ganhando popularidade no Brasil, sendo eficaz na reabilitação de lesões, traumas, fraturas e na prevenção de problemas de mobilidade ou postura, melhorando a qualidade de vida dos animais.
Além disso, a fisioterapia veterinária é indicada para animais que participam de competições, como cães e cavalos, contribuindo para a preparação física e prevenção de lesões. Em animais idosos, reduz dores, melhora a mobilidade e aumenta a qualidade de vida.
Stefan René Schwanz, sócio fundador da Anfivet e organizador do congresso, ressaltou a importância da avaliação completa e personalizada, conduzida por médicos veterinários especializados em fisioterapia. Diversas técnicas, como hidroterapia, terapia manual, termoterapia e laser, quiropraxia e microfisioterapia, são aplicadas conforme a necessidade do animal.
O professor Uriel Vinícius Cotarelli de Andrade também destacou que a fisioterapia é uma aliada na redução do uso de analgésicos e anti-inflamatórios, que podem causar problemas de saúde se utilizados por longos períodos.
O 1º Congresso Internacional da Anfivet acontecerá no UniCuritiba, localizado na rua Chile, 1.678, bairro Rebouças, de 28 a 30 de setembro.
Para mais informações e inscrições, acesse https://anfivet.com/congresso/.
Texto adaptado de: Jornal Noroeste.