O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) apresentará em breve o sistema Avia – Atendimento Virtual por Inteligência Artificial, que será disponibilizado ao público externo. A ferramenta foi apresentada no último dia 30 de novembro, durante o 3º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Fortaleza (CE), pelo titular da Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e Controle Social (CACS) do TCE-PR, Ricardo Alpendre.
Desenvolvida em parceria entre a CACS e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), no âmbito do programa Salto Tecnológico, a ferramenta tem como objetivo atender os jurisdicionados da Corte de forma eficiente e efetiva. O sistema utiliza inteligência artificial generativa para gerar respostas rápidas e objetivas, buscando informações em uma base de dados própria.
O Avia utiliza os recursos de inteligência artificial da Open AI, na nuvem da Microsoft, garantindo a segurança e confidencialidade dos dados utilizados. Os testes externos apresentaram resultados extremamente positivos, e agora serão realizados os últimos testes internos pelos servidores do TCE-PR. O acesso ao Avia será disponibilizado ao público externo após cadastro dos jurisdicionados, que poderão receber registros das conversas e avaliar as respostas fornecidas pela ferramenta.
O sistema apresenta referências de acórdãos, prejulgados, manuais, cartilhas, decisões e outros documentos do TCE-PR em suas respostas. Em caso de dúvida não esclarecida pela inteligência artificial, o usuário será encaminhado ao Canal de Comunicação (CACO) para formular sua demanda a um servidor da Corte. Antes do lançamento, serão definidos os termos de uso da ferramenta e o processo de avaliação e tratamento das respostas pela equipe da CACS.