Sicredi e Governo do Paraná fortalecem cooperação para desenvolvimento sustentável

InícioGeralSicredi e Governo do Paraná fortalecem cooperação para desenvolvimento sustentável

Na manhã da última quinta-feira (24), Manfred Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, e Keli Cristina Guimarães, superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado do Paraná, firmaram um protocolo de intenções visando à cooperação mútua para fortalecer ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paranaenses.

Através dessa iniciativa, o Sicredi, representado por suas 24 cooperativas no estado, e o governo do Paraná passam a compartilhar experiências, boas práticas e projetos com o objetivo de reforçar o cumprimento das metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para um mundo mais sustentável.

A Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) é responsável, no âmbito do governo estadual, pela implementação da Estratégia Paraná de Olho nos ODS, que visa apoiar o planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas alinhadas com a Agenda 2030.

O Paraná é o único estado brasileiro a participar do Programa “Uma Abordagem Territorial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que busca integrar os ODS nas estratégias de desenvolvimento de cada município, envolvendo o poder público, instituições acadêmicas, empresas e entidades locais.

Colaboração para transformação positiva nas comunidades

A superintendente-geral ressalta que iniciativas colaborativas são fundamentais para gerar impacto positivo nas comunidades paranaenses. “Estou muito feliz em estabelecer parceria com uma entidade estratégica, como o Sicredi, para ajudar o estado do Paraná a alcançar os ODS em sua plenitude até 2030″, comentou Keli.

Desde fevereiro de 2020, o Sicredi integra o Pacto Global e, em consonância com os princípios cooperativos, desenvolve projetos diretamente vinculados às metas da ONU. Além disso, a instituição financeira cooperativa tem a sustentabilidade e o desenvolvimento local como um de seus pilares, com iniciativas realizadas por suas cooperativas que impulsionam a economia local, promovem inclusão financeira e desenvolvem pessoas e comunidades. “Nossas cooperativas atuam com protagonismo nas regiões onde estão inseridas, fomentando o desenvolvimento social e econômico dos associados e das comunidades. Por esse motivo, nossa atuação se alinha com o propósito do governo de promover ainda mais a municipalização dos ODS. Acreditamos na força do nosso propósito, sempre baseando nossas ações em conceitos como cooperação e ajuda mútua. Estamos muito felizes em assinar esse protocolo de intenções, que fortalece ainda mais o objetivo de trabalhar sempre visando à construção de uma sociedade mais próspera”, afirma Dasenbrock.

Parte desse impacto positivo do cooperativismo no desenvolvimento das áreas de atuação foi documentado em pesquisa divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Segundo o estudo, o cooperativismo aumenta o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios onde atua em 5,6%, cria 6,2% mais empregos formais e aumenta em 15,7% o número de estabelecimentos comerciais.

“Com a atuação das nossas cooperativas, promovemos transformações positivas nas localidades onde estamos presentes. No Paraná, estamos em 331 municípios com 459 agências, sendo a instituição financeira com a maior rede de atendimento do estado. Dessa maneira, por meio do relacionamento próximo com o associado e as comunidades, fomentamos o impacto positivo regional”, finaliza o presidente.

Renovação da parceria com os Smurfs

Uma das iniciativas promovidas pelo Sicredi através de suas cooperativas, o Projeto Sicredi & Smurfs: Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, será renovado em agosto. A parceria com os Smurfs, personagens criados pelo cartunista belga Peyo em 1958 e atualmente embaixadores da Agenda 2030 e dos ODS, existe desde 2021 e, por meio do site Sicredi & Smurfs, com webséries e informações, tem estimulado reflexões, divulgado ações e boas práticas para alcançar as metas da ONU. (Fonte: Assessoria)

Texto adaptado de: Folha do Norte.

Compartilhe esta publicação