Setor financeiro pretende adotar inteligência artificial contra fraudes

InícioEconomiaSetor financeiro pretende adotar inteligência artificial contra fraudes

Um levantamento divulgado hoje em São Paulo revelou que mais da metade (52%) dos representantes de diversas instituições financeiras do Brasil planeja implementar mecanismos de inteligência artificial (IA) para detecção de fraudes. O estudo, conduzido pela Topaz em parceria com a Celent, foi apresentado durante o evento Febraban Tech.

Realizado em dezembro do ano passado com 1 079 gerentes, superintendentes e diretores de tecnologia de diferentes organizações financeiras da América Latina, o levantamento Pulso 2024 – Experiência Digital: a Evolução dos Serviços Financeiros, mostra como as lideranças regionais percebem as inovações tecnológicas e seu impacto no setor.

Enquanto no Brasil o foco está na detecção de fraudes (52%) e avaliação de risco (49%), outros países da região priorizam a inteligência artificial para chatbots de atendimento ao cliente (54%).

Thiago Gramulha, marketing lead da Topaz, destacou a diferença nas expectativas de uso da inteligência artificial entre os mercados latino-americanos. Ele ressaltou que o Brasil, sendo um mercado mais digitalizado, está explorando diversas aplicações da IA, especialmente em segurança contra fraudes.

O Febraban Tech, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina, ocorre até quinta-feira (27) no Transamerica Expo Center, em São Paulo, com o tema central sobre a preparação dos bancos para o uso responsável da inteligência artificial.

Compartilhe esta publicação