Secretaria da Fazenda e Receita Estadual reforçam orientações para evitar golpes no pagamento do IPVA 2025

InícioGeralSecretaria da Fazenda e Receita Estadual reforçam orientações para evitar golpes no pagamento do IPVA 2025

Os contribuintes devem ficar atentos aos golpes que surgem durante o período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Entre as fraudes mais recorrentes estão falsos boletos, promessas de descontos e páginas que simulam sites oficiais. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e a Receita Estadual alertam os proprietários de veículos para que redobrem os cuidados e evitem cair em armadilhas.

O principal golpe está relacionado a supostos comunicados enviados pelo Estado. Como explica Leonardo Marcon, gerente do IPVA da Receita Estadual, as guias de pagamento do imposto não são enviadas pelos Correios desde 2020. “Além disso, a Receita Estadual não faz a cobrança por e-mail, mensagens de SMS e WhatsApp”, afirmou. “Toda a emissão deve ser feita pelos canais oficiais da Receita”.

De acordo com Marcon, nenhum boleto relacionado ao IPVA 2025 enviado em nome do Governo do Paraná, da Receita Estadual ou do Detran deve ser pago. “O simples fato de vir a cobrança em nome do Detran já evidencia a fraude, já que é a Receita a responsável pelo recolhimento do imposto”, destacou o gerente.

Para evitar problemas, é essencial que os contribuintes confirmem se estão acessando os canais oficiais do Governo, identificados pelo domínio “pr.gov.br”. A Receita Estadual recomenda desconsiderar endereços online que contenham palavras-chaves como “pagueipva”, “detranveiculos” ou “fazendaestado”, pois geralmente são falsos. Os proprietários devem gerar as guias exclusivamente no Portal do IPVA ou no Portal de Pagamentos de Tributos, que são os meios seguros para os pagamentos do Estado.

Além disso, o aplicativo “Serviços Rápidos”, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS, é outra alternativa para acessar as guias de pagamento de forma segura. “Outra possibilidade é acessar diretamente os canais oficiais, evitando realizar buscas em motores de pesquisa. Isso reduz o risco de cair em sites fraudulentos que aparecem nos primeiros resultados, promovidos por golpistas”, disse Marcon. Ele ainda reforçou: “Por isso mesmo, reforçamos a importância de checar se o site possui a terminação pr.gov.br para garantir sua autenticidade”.

Desde 2023, ações de combate às fraudes têm sido adotadas pela Receita Estadual, pela Secretaria da Fazenda e pela Polícia Civil do Paraná. Uma das iniciativas foi uma liminar judicial que obriga a principal ferramenta de busca na internet a remover sites fraudulentos dos resultados e a bloquear links patrocinados que promovem golpes.

Outro tipo de golpe comum envolve promessas falsas de descontos. Sites fraudulentos oferecem supostas reduções no valor do imposto para atrair vítimas. No entanto, a Receita Estadual esclarece que o único desconto válido para o IPVA 2025 é o de 6%, concedido para pagamentos à vista realizados até a data limite estabelecida, conforme o final da placa do veículo. As datas são:

Finais 1 e 2: 20/01/2025

Finais 3 e 4: 21/01/2025

Finais 5 e 6: 22/01/2025

Finais 7 e 8: 23/01/2025

Finais 9 e 0: 24/01/2025

Qualquer promessa de desconto diferente desse deve ser tratada como tentativa de fraude.

Os contribuintes também contam com uma novidade no pagamento do IPVA 2025: a compensação imediata via PIX. Para utilizar essa forma de pagamento, basta ler o QR Code ou o código de barras presente na guia emitida oficialmente. O pagamento autenticado sempre indicará como destinatário “Governo do Paraná – Secretaria de Estado da Fazenda”, garantindo a legitimidade da transação.

A Receita Estadual reforça que guias de cobrança ou chaves PIX nunca são enviadas por e-mail, SMS ou WhatsApp. Marcon enfatiza: “Não efetue pagamentos a empresas com nomes enganosos, como ‘Pagamento Estadual de Transito Ltda’ ou ‘Recolhimentos Digitais Ltda’. Sempre confira se o pagamento está vinculado ao nome oficial do Governo do Paraná.”

Compartilhe esta publicação