O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal sobre as condições climáticas e de cultivo das principais culturas do estado.
Segundo o levantamento, 42% das lavouras da segunda safra de milho já foram colhidas, um avanço em relação aos 29% da semana anterior, do restante, 14% estão em frutificação e 86% em fase de maturação.
Os técnicos do Deral classificaram 48% das áreas como em boas condições, 34% como em condições médias e 18% em condições ruins. Estes números indicam uma ligeira piora em relação aos índices anteriores de 52%, 31% e 17%, respectivamente.
Analisando as diferentes regiões do Paraná, o Deral observa que, devido à falta de precipitações há cerca de um mês, a região Norte enfrenta produtividades abaixo das expectativas, com a maioria das lavouras em fase de maturação.
Por outro lado, a seca tem beneficiado o avanço da colheita na região Noroeste, onde as produtividades estão muito baixas, levando algumas lavouras a serem destinadas à produção de silagem em vez de grãos.
Nas regiões Oeste e Centro-Oeste, a colheita também avança rapidamente devido à baixa umidade, mas com variações significativas na produtividade, especialmente em solos mais arenosos.
No Sudoeste, as primeiras áreas colhidas apresentaram produtividade satisfatória, porém há uma tendência de queda conforme a colheita prossegue.
Por fim, na região Sul, os rendimentos estão de acordo ou até acima das previsões iniciais, em alguns casos, animando os produtores locais.