Saúde do Paraná lança guia para mídia e ações de prevenção ao suicídio

InícioSaúdeSaúde do Paraná lança guia para mídia e ações de prevenção ao suicídio

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou nesta terça-feira, 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Nota Orientativa 001/2024 e o Manual para Profissionais dos Meios de Comunicação. Esses documentos têm como objetivo orientar sobre o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o triênio 2024-2026: “Mudando a narrativa sobre o suicídio”. Além de fornecer contatos e canais de ajuda, os materiais oferecem um panorama sobre o cenário global de suicídio.

De acordo com a médica psiquiatra Maristela da Costa Sousa, da Divisão de Saúde Mental (DVSAM) da Sesa, um dos pontos mais relevantes do manual é fornecer orientações específicas para os profissionais da mídia, como exemplos de frases e atitudes que possam ser úteis para quem está passando por momentos de sofrimento emocional.

“O novo tema estabelecido pela OMS nos dá um novo direcionamento. Embora o suicídio tenha sido frequentemente discutido como um problema relacionado à saúde mental, ele é complexo e multifacetado e deve ser abordado de forma adequada”, disse Maristela. Ela destacou também a importância de reportagens responsáveis: “Esta atualização representa um elo numa cadeia longa e diversificada que envolve uma vasta gama de pessoas e grupos”.

O manual serve como guia para uma divulgação responsável, com recomendações sobre o que se deve ou não fazer na cobertura de casos de suicídio. Um exemplo citado é a orientação de evitar divulgar detalhes de cartas, mensagens de texto ou outras comunicações da pessoa que faleceu. O documento é aplicável tanto para mídias tradicionais quanto para plataformas digitais e redes sociais.

Já a Nota Orientativa aborda a capacitação de profissionais de saúde e de outros setores sociais, com foco em intervenções de saúde pública, mensagens informativas e positivas voltadas para a população em geral e para grupos de risco, além de destacar canais de ajuda e como acessar o sistema de saúde.

Ações no Paraná

No Paraná, a Sesa mantém uma série de ações contínuas baseadas em políticas públicas voltadas à saúde mental. Em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), é oferecido o Curso de Prevenção do Suicídio na modalidade de Ensino à Distância (EaD), com duração de 65 horas. O curso é gratuito, aberto a profissionais da saúde e à Rede Intersetorial (incluindo assistência social e educação) em todo o Brasil, com o apoio do Ministério da Saúde.

A Secretaria também distribui materiais informativos sobre prevenção, por meio das 22 Regionais de Saúde, que atuam em todos os municípios do Estado. Uma das prioridades no Paraná é a Linha de Cuidado em Saúde Mental, que abrange o atendimento desde a Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS) até os serviços especializados e de emergência.

Treinamentos específicos para a gestão e qualificação de profissionais que atuam nessa área já estão em andamento, visando à melhoria do atendimento nos diversos níveis da Linha de Cuidado.

Atendimento pelo SUS

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Paraná conta com 157 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em diferentes modalidades, além de seis Unidades de Acolhimento (UA) e sete Serviços Integrados de Saúde Mental (SIMPR), que combinam CAPS AD III e UA em nível regional.

Outros serviços que integram a Linha de Cuidado em Saúde Mental incluem Unidades Básicas de Saúde, equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), Consultórios na Rua e 41 Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada. Há também 72 leitos de saúde mental em hospitais gerais e 1.683 leitos em hospitais especializados em psiquiatria.

Vigilância e prevenção

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e tem o endosso da Organização Mundial da Saúde (OMS), reafirmando um compromisso global com a prevenção desse problema e suas consequências.

Segundo o boletim mais recente da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde, em 2021, foram registrados 15.507 suicídios no Brasil, dos quais 77,8% ocorreram entre homens. No Paraná, os dados preliminares de 2023 indicam 960 casos, enquanto 2024 já registra 531 ocorrências parciais.

Canais de ajuda

Para emergências, o Paraná disponibiliza os seguintes serviços de apoio:

  • SAMU: 192
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Pronto-Socorro e Pronto-Atendimento em Hospitais
  • Unidades Básicas de Saúde e Estratégia Saúde da Família
  • Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
  • Centro de Valorização da Vida (CVV): 188
  • Ouvidoria Estadual de Saúde: 0800 644 44 14 ou WhatsApp (41) 3330-4414

Texto adaptado da Folha de Irati.

Compartilhe esta publicação

WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp 👋