Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) contrata profissionais para atender aumento de demanda no SUS de Curitiba
Em resposta ao aumento sazonal da demanda por atendimento médico, a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) está contratando 355 profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas, essa iniciativa visa atender ao crescimento da demanda por cuidados médicos relacionados a síndromes respiratórias agudas e casos de dengue, além dos serviços de rotina.
Dos novos contratados, 55 serão funcionários administrativos e 300, assistenciais. Segundo o diretor-geral da fundação, Sezifredo Paz, ainda há mais contratações planejadas.
As admissões representam uma recomposição das equipes, especialmente na área de Urgência e Emergência, e incluem um acréscimo de mais de 3.200 horas médicas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
“Ainda ampliamos a equipe de profissionais de enfermagem que reforçam o atendimento em Y nas UPAs”, acrescentou a diretora de Atenção à Saúde da fundação, Tatiane Filipak. O eixo Y é um modelo de triagem que separa o atendimento dos casos suspeitos de dengue e síndromes respiratórias das outras doenças.
As contratações já estão em andamento desde março, e até o momento, 173 profissionais já foram contratados, com foco nas UPAs de Curitiba.
A Feas gerencia diversas unidades de saúde em Curitiba, incluindo hospitais, centros de atenção psicossocial e unidades de pronto atendimento.