Em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Curitiba aprovou, por unanimidade em segundo turno, o projeto de lei que torna obrigatória a divulgação da posição dos pacientes na lista de espera por consultas, exames e cirurgias no SUS da cidade. Após a aprovação, o projeto segue para sanção do prefeito Rafael Greca e, se aprovado, entrará em vigor daqui a três meses.
De acordo com o projeto aprovado, os pacientes que aguardam atendimento na rede pública de saúde poderão verificar sua posição na lista de espera por meio dos canais digitais da Prefeitura, como o Saúde Já. A proposta também garante a privacidade dos dados dos pacientes e fornecerá informações como a data de solicitação do serviço e o tempo médio previsto para atendimento.
O vereador Marcos Vieira (PDT), autor da proposta, destacou que fornecer essa informação aos pacientes permitirá que eles tomem decisões conscientes sobre sua saúde, podendo buscar alternativas caso o tempo de espera pelo atendimento seja longo. A vereadora Indiara Barbosa (Novo) é coautora da medida.
A atualização da lista de espera será realizada semanalmente nos canais digitais do município, com exceção dos procedimentos emergenciais, conforme esclarecido pelo vereador.