Um relatório divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta sexta-feira (30) revela um aumento significativo na busca de homens por serviços de saúde na Atenção Primária à Saúde (APS). O levantamento, baseado em dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (Sisab), mostra um crescimento nos atendimentos relacionados à hipertensão arterial (15,50%), diabetes mellitus (16,2%) e tabagismo (33,7%) entre o público masculino.
No primeiro semestre de 2024, foram realizadas 856.374 avaliações de hipertensão arterial entre os homens, comparadas a 741.434 no mesmo período de 2023. Da mesma forma, o número de atendimentos para diabetes subiu de 376.864 para 437.883, enquanto os serviços relacionados ao tabagismo aumentaram de 64.868 para 86.716.
Apesar do aumento nas avaliações e tratamentos, a mortalidade masculina continua elevada, principalmente devido a doenças crônicas. Doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes e câncer, especialmente o câncer de pulmão associado ao tabagismo, estão entre as principais causas de morte. Em 2023, na faixa etária de 20 a 59 anos, 55,7% das mortes foram de homens, em contraste com 44,3% de mulheres.
“A conscientização dos homens sobre a importância do cuidado com a saúde está crescendo, em parte graças às campanhas e políticas públicas. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer, pois muitos homens só buscam atendimento quando já estão enfrentando uma emergência”, destacou Rejane Cristina Teixeira Tabuti, chefe da Divisão de Prevenção e Controle de Doenças Crônicas e Tabagismo da Sesa.
Agosto Azul
A campanha Agosto Azul, dedicada à conscientização dos homens sobre a importância de adotar hábitos de vida saudáveis, teve como tema em 2024 a “Prevenção de Doenças Crônicas e Tabagismo”. Diversas atividades foram realizadas para incentivar os homens a procurarem atendimento de saúde, com apoio dos municípios.
Um dos destaques da campanha foi a publicação da Nota Técnica n.º 18/2024, que forneceu diretrizes para a realização de ações voltadas para o Agosto Azul e o Dia Nacional de Combate ao Fumo, conforme a Lei Estadual n.º 17.099/2012. O objetivo do documento é apoiar as equipes de saúde na promoção de medidas para reduzir as doenças crônicas e os impactos do tabagismo.
Além disso, a Sesa incentivou as secretarias municipais de saúde a desenvolverem estratégias específicas para atrair a população masculina aos serviços de saúde. Entre as atividades, foram promovidos encontros, rodas de conversa e palestras direcionadas aos homens.
A Divisão de Prevenção e Controle de Doenças Crônicas e Tabagismo (DVPCT) também organizou uma videoconferência com a Coordenação Nacional de Saúde do Homem e a Sociedade Paranaense de Cardiologia para discutir temas cruciais para a saúde masculina. A gravação do evento está disponível no canal da ESPPr Virtual.
Foto: SESA-PR com Regionais de Saúde.