Saúde adverte sobre precauções pós-enchente no Rio Grande do Sul

InícioSaúdeSaúde adverte sobre precauções pós-enchente no Rio Grande do Sul

O Ministério da Saúde alerta para a necessidade de cuidados adicionais mesmo após a diminuição das águas no Rio Grande do Sul, visando garantir a segurança e saúde da população afetada pelas enchentes. A pasta destaca medidas essenciais durante a limpeza das áreas atingidas e na remoção de entulhos, visando evitar doenças e acidentes.

Água contaminada é identificada como um risco significativo após as enchentes, podendo propagar diversas doenças como diarreia, cólera e hepatite A. A orientação é evitar o consumo de alimentos em contato com água contaminada, adotando medidas de filtragem e desinfecção para torná-la segura. A higiene e a preparação adequada dos alimentos também são destacadas como precauções importantes para evitar doenças transmitidas por alimentos.

A prevenção de doenças inclui evitar o contato direto da pele com água contaminada, bem como o cuidado com a manipulação e armazenamento de alimentos. Além disso, medidas para prevenir doenças transmitidas por água e alimentos contaminados são enfatizadas, incluindo vacinação contra o tétano e precauções contra animais peçonhentos que podem procurar abrigo após as enchentes.

O risco de choques elétricos devido à presença de água condutiva também é ressaltado, com recomendações para evitar áreas alagadas com eletricidade exposta e desligar a energia elétrica de residências quando necessário.

Para rápida assistência em casos de emergência, números úteis como Bombeiros, SAMU e Defesa Civil são fornecidos. Estas medidas visam garantir a segurança e bem-estar da população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Compartilhe esta publicação