Sanepar usa máquinas para limpeza de minirresíduos e sanitização nas praias do Litoral do Paraná

InícioGeralSanepar usa máquinas para limpeza de minirresíduos e sanitização nas praias do Litoral do Paraná

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo cerca de R$ 4 milhões em diferentes ações para manter as areias das praias do Litoral do Estado limpas. Um dos projetos é o uso de máquinas saneadoras, que realizam a remoção de pequenos resíduos como bitucas de cigarro, cacos de vidro, tampas plásticas e de metal, além de miniembalagens plásticas. Quatro máquinas serão utilizadas em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, sendo priorizados os balneários com maior fluxo de turistas e os eventos de grande porte, principalmente em Matinhos.

“Os shows têm atraído muitas pessoas. Na madrugada, vamos deixar as praias limpas, com boas condições de uso já na manhã seguinte”, explicou o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky. De acordo com ele, o objetivo é realizar tanto a limpeza física quanto a sanitização das areias. “Essa retirada de resíduos pela saneadora reduz a quantidade de lixo que pode ir parar nos oceanos, evita acidentes, como machucados com cacos de vidro, por exemplo, e diminui o risco de doenças causadas por bactérias e germes que ficam na areia”, acrescentou.

A máquina saneadora funciona com um equipamento dentado e peneiras, sendo arrastada por um trator. Ela penetra na areia a profundidades de 10 a 20 cm, recolhendo os resíduos para seu interior e devolvendo a areia limpa à praia. O movimento mecânico revolve a areia, expondo camadas mais profundas aos raios solares ultravioletas, o que auxilia na redução da proliferação de germes e na prevenção de doenças de pele, como bicho geográfico e micoses. O trabalho das máquinas é realizado diariamente até o dia 9 de março, das 2h às 6h da manhã, evitando os horários de maior circulação de pessoas.

Durante o dia, a Sanepar mantém a limpeza física das areias das praias do Litoral paranaense com serviços de varrição, catação e separação de resíduos. Esse trabalho é realizado das 8h30 às 17h30, ao longo de um trecho de aproximadamente 48 km, que vai da Barra do Saí, em Guaratuba, até Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná, passando também por Matinhos. A equipe, composta por 140 pessoas residentes nas praias da região, atua por meio de contratos terceirizados.

Os resíduos recicláveis recolhidos pela Sanepar são destinados às associações de catadores nos municípios litorâneos. Já o material orgânico ou não reciclável é encaminhado pelas prefeituras locais para os aterros municipais.

“Esse trabalho é muito importante, mas a atitude de cada um em relação à questão do lixo também é fundamental. Cada um de nós precisa pensar em relação ao que consome, ao que produz de lixo e como descarta o seu lixo. Esse cuidado hoje faz e fará sempre uma enorme diferença em relação ao meio ambiente, à saúde e à qualidade de vida no planeta. O ato de produzir muito lixo ou de jogar o lixo em qualquer lugar pode parecer silencioso, mas gera um impacto com consequências graves, que perduram muito tempo e para o qual não existem soluções simples ou baratas”, destacou Gonchorosky.

Na temporada de verão anterior, entre o final de 2023 e início de 2024, a Sanepar coletou 344 toneladas de resíduos das praias do Litoral paranaense, com uma média de 3,95 toneladas por dia. Aproximadamente 90 toneladas desse total foram destinadas à reciclagem.

Compartilhe esta publicação