A Sanepar implementou um sistema de detecção de vazamentos usando Inteligência Artificial (IA) nos Campos Gerais e no Centro-Sul do Paraná, cobrindo cerca de 60 municípios. A iniciativa verifica todas as ligações de água usando o Fluid Móvel, desenvolvido pela Stattus4 Cidades Inteligentes com apoio técnico da Sanepar e do Itaipu Parquetec. Este dispositivo utiliza um coletor com haste para compilar dados de campo e, através da IA, identificar possíveis vazamentos.
As informações são transformadas em relatórios e mapas diários que mostram a condição de cada hidrômetro e identificam possíveis vazamentos, determinando a necessidade de intervenção. Os dados são acessíveis em painéis que destacam a produtividade, tipos de vazamentos e impactos socioambientais. Segundo Simone Alvarenga de Campos, gerente-geral da Sanepar na região Sudeste, “Diante do desafio de reduzir as perdas no sistema de distribuição, iniciamos o trabalho pelos municípios de Guamiranga, Castro, União da Vitória e Guarapuava. Atualmente, está sendo desenvolvido em Ipiranga, Antônio Olinto, Telêmaco Borba e Pitanga”.
Durante as inspeções, conduzidas por equipes próprias ou terceirizadas, é necessário acessar os hidrômetros, e a colaboração dos moradores é crucial para o sucesso do projeto. As equipes estarão devidamente identificadas, e dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 200 0115. Esta tecnologia foi selecionada pelo Programa de Inovação Aberta em Saneamento Ambiental (Sanepar Startups), cujo objetivo é encontrar soluções inovadoras e sustentáveis para o setor de saneamento.
Na fase experimental em bairros de Curitiba, de janeiro a agosto de 2023, a tecnologia demonstrou redução significativa nas perdas de água e no tempo de investigação de vazamentos.