Estão prorrogadas até o dia 8 de dezembro as inscrições para a Especialização em Gestão Pública, vinculada ao Programa de Residência Técnica do Paraná, que oferece 493 vagas. A iniciativa é coordenada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e direcionada a recém-formados em diversas áreas para atuação em órgãos públicos durante 24 meses.
As provas do processo seletivo estão previstas para ocorrer em 9 de fevereiro de 2025. Os candidatos aprovados desenvolverão atividades práticas de 30 horas semanais, presenciais, de segunda a sexta-feira, nos locais para os quais se inscreveram. A parte teórica do curso será realizada em um ambiente virtual, em horários distintos das atividades práticas da residência.
Os residentes técnicos terão direito a uma bolsa mensal de R$ 3.040,00, além de um auxílio transporte. O curso de especialização, na modalidade lato sensu, é gratuito e combina atividades teóricas e práticas com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes, em consonância com as demandas dos órgãos públicos vinculados ao programa.
De acordo com a coordenadora-geral do Programa, professora Eliane Rauski, o Restec em Gestão Pública representa uma política pública essencial na área educacional. “É um programa de qualificação em serviço. Nos órgãos públicos, eles interagem com servidores públicos experientes, absorvendo conhecimentos essenciais, o que os prepara para uma carreira no serviço público”, afirma ela.
O edital com o resultado final do processo seletivo, após eventuais análises de recursos, será publicado no site cps.uepg.br/externos no dia 21 de fevereiro de 2025. Mais informações também podem ser consultadas nesse mesmo endereço eletrônico.