Provas do Enem poderão ser reaplicadas para alunos prejudicados pelas chuvas no Paraná

InícioGeralProvas do Enem poderão ser reaplicadas para alunos prejudicados pelas chuvas no Paraná

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) emitiu uma nota prevendo a reaplicação das provas da primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (05) para estudantes dos municípios mais afetados pelas chuvas no Paraná.

Na terça-feira (31), o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, havia encaminhado um ofício ao Instituto solicitando o reagendamento da prova em razão da situação de emergência decretada em algumas regiões devido às fortes chuvas. “Foi uma decisão sábia, que demonstra toda a sensibilidade do Inep ao nosso apelo. A atitude vem ao encontro do compromisso do nosso governo e da secretaria com o bem-estar dos estudantes afetados por essa situação”, disse o secretário.

A nota afirma que é possível reaplicar as provas em situações específicas como a de “participantes com algum problema logístico causado por desastres naturais na aplicação regular”. Além disso, informa que “a solicitação pode ser feita pelos inscritos do Estado do Paraná que não puderem comparecer ao local designado ou que se sintam prejudicados”, diz o texto.

O Inep disponibilizará, entre 13 e 17 de novembro, uma aba específica na página do participante para que os estudantes façam suas solicitações e submetam pedidos para análise. Roni Miranda enfatizou que essa é uma vitória para os estudantes que enfrentam as inundações e se preparam durante todo o ano para as provas, mas que atualmente estão em uma situação vulnerável.

A nota também descreve o ofício de número 1271324/2023/DGP-INEP, que relata que o Inep tem acompanhado a situação do Paraná e de outras localidades afetadas por incidentes ambientais em colaboração com o Cebraspe, a instituição contratada para a operacionalização do Enem. A nota afirma que estão sendo avaliadas possibilidades para garantir a aplicação do exame, considerando que os materiais de aplicação, pessoal de apoio e locais de prova estão disponíveis e mobilizados para garantir a aplicação nos dias 5 e 12 de novembro.

A nota também menciona que as solicitações serão avaliadas individualmente, e os fatos serão verificados junto à instituição aplicadora. O sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro, e, se for comprovado que houve prejuízo, os participantes poderão realizar as provas em outras datas: 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente.

Portanto, de acordo com a decisão do Inep, a data de realização do Exame Nacional do Ensino Médio será mantida no Paraná, com a possibilidade de reaplicação para aqueles afetados pelas enchentes no estado.

Compartilhe esta publicação