O governador Carlos Massa Ratinho Junior enviou para a Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (9) um projeto de lei que prevê a criação de 105 cargos efetivos no Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). A medida visa preparar a estrutura funcional necessária para a futura instalação dos 4º e 5º Comandos Regionais, que terão sedes em Maringá e Ponta Grossa, respectivamente.
Desde a criação do CBMPR, após a desvinculação da Polícia Militar, a estratégia inclui a ampliação do número de Comandos Regionais para melhorar o desempenho das atribuições essenciais da corporação. Atualmente, os comandos do Corpo de Bombeiros estão restritos a Curitiba, Cascavel e Londrina. Com as novas unidades, os serviços, sobretudo em âmbito administrativo, serão descentralizados.
Conforme a justificativa apresentada no projeto, a iniciativa é considerada fundamental para reforçar o trabalho desempenhado pelos bombeiros militares. Além disso, espera-se que os novos comandos contribuam para reduzir riscos e danos à segurança da população, às propriedades e ao meio ambiente.
O projeto de lei propõe alterações na Lei 21.729, publicada em 6 de novembro de 2023, estabelecendo o efetivo do CBMPR em 5.415 militares estaduais. Os novos cargos serão ocupados com base na legislação que reestruturou a carreira dos bombeiros militares, agilizando os processos de promoção dentro da corporação.