O Paraná, nesta manhã de terça-feira (2), encontra-se sob alerta amarelo devido ao risco de tempestades. O aviso, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é válido até às 10h e abrange diversas regiões do estado, incluindo Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Centro-Sul, Norte Central e Centro Oriental.
Segundo o Inmet, a previsão indica chuvas com intensidade entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia, ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo nas áreas sob alerta amarelo.
Mesmo após o término do alerta, é esperado que a chuva persista em quase toda a região paranaense ao longo do dia, devido a uma área de instabilidade, conforme indicou o meteorologista Samuel Braun, do Simepar.
“Esta terça-feira apresenta um aumento da instabilidade no estado devido à presença de um sistema de baixa pressão e de ar aquecido e úmido. Nas regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, são esperadas pancadas de chuva com descargas atmosféricas em vários momentos do dia. Nos demais setores, as precipitações ocorrem, preferencialmente, entre a tarde e a noite. Não se descarta a ocorrência de tempestades, de forma pontual”, explicou Braun.