População do Litoral em sua maioria apoia a construção da Ponte de Guaratuba-Matinhos

InícioNotíciasPopulação do Litoral em sua maioria apoia a construção da Ponte de Guaratuba-Matinhos

A construção da Ponte de Guaratuba-Matinhos, no Litoral do Paraná, está prestes a otimizar a circulação de turistas e residentes que se deslocam entre essas cidades em busca de serviços de saúde, educação e atividades de turismo e lazer. Essa conclusão provém de uma pesquisa encomendada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), revelando que 97,9% dos entrevistados reconhecem a necessidade da obra.

O levantamento, conduzido pela Radar Inteligência, consultou 440 pessoas, entre moradores e visitantes, presentes em Guaratuba e Matinhos nos dias 11, 12 e 13 de novembro. Desse grupo, 86,4% consideram a nova ponte como muito necessária, enquanto 11,5% acreditam que a obra é necessária.

A construção da ponte, aguardada por mais de 30 anos, teve início em 27 de outubro, com o estabelecimento do canteiro de obras. O investimento do Governo do Estado totaliza R$ 386,9 milhões, visando uma estrutura com 1.244 metros de extensão que servirá como alternativa ao ferry boat usado na travessia da baía de Guaratuba.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destaca a compreensão da população paranaense sobre a importância estratégica da ponte para o desenvolvimento do Litoral. Ele enfatiza que a obra faz parte de um planejamento mais amplo para impulsionar o turismo, serviços e economia nas cidades litorâneas, proporcionando uma nova perspectiva à região.

A pesquisa revela que, na opinião dos entrevistados, o setor mais impactado pela obra será o turismo, com 73,7% acreditando que a Ponte de Guaratuba-Matinhos impulsionará o turismo local. Apenas 25,7% avaliam que o movimento turístico permanecerá inalterado com o projeto.

Além disso, a pesquisa aborda as mudanças esperadas no fluxo de pessoas relacionadas a motivos de trabalho, saúde e educação. Cinquenta por cento dos entrevistados acreditam que o fluxo por motivos de trabalho será beneficiado, enquanto 48,7% afirmam que a utilização da ponte melhorará o fluxo na área da saúde. No campo educacional, 31,3% esperam uma dinâmica ampliada nos assuntos relacionados à educação nos próximos anos.

A pesquisa, realizada de forma inédita, explora a percepção da população sobre a frequência de uso do ferry boat antes e após a conclusão da construção, que tem um prazo de execução de 24 meses. A amostra foi distribuída respeitando a proporcionalidade de sexo e faixa etária entre os dois municípios, com entrevistas em locais estratégicos, como praias, avenidas comerciais, praças e bairros, abrangendo representantes de diferentes territórios locais.

Os resultados mostram que a população das duas cidades compreende a necessidade urgente da ponte, enxergando seus benefícios em diversas áreas, especialmente no impulso ao turismo e na melhoria do fluxo de pessoas por motivos diversos.

Foto: DER-PR

Compartilhe esta publicação