Deputado propõe instalação de câmeras em unidades de saúde no Paraná para reforçar segurança

InícioPolíticaDeputado propõe instalação de câmeras em unidades de saúde no Paraná para reforçar segurança

Proposta de nº 658/2024 é assinada pelo deputado Tito Barichello (União). O recente caso de abuso em uma UPA em Curitiba destaca a vulnerabilidade dos ambientes hospitalares e a necessidade de medidas concretas para proteger pacientes e profissionais de saúde.

A proposta apresentada pelo deputado estadual delegado Tito Barichello (União), através do Projeto de Lei nº 658/24, visa introduzir um sistema de monitoramento por câmeras em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais e clínicas, tanto da rede pública quanto privada no Paraná.

De acordo com o deputado, o PL “tem como objetivo primordial a proteção e a promoção de um ambiente seguro e saudável para pacientes e profissionais da saúde. Amparado pelos direitos fundamentais estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e na Constituição do Estado do Paraná, este projeto visa salvaguardar a dignidade e a segurança das pessoas em situações de vulnerabilidade”.

Segundo o PL, deverão ser instalados de maneira a garantir a ampla cobertura e a segurança dos seguintes setores: I – Unidades de Terapia Intensiva (UTI); II – Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN); III – Berçários; IV – Unidades de Atendimento de Emergência; V – Centros Cirúrgicos; VI – Recepção e Portarias.

“Essa proposta pode ser um passo importante para aumentar a segurança nas unidades de saúde e restaurar a confiança da população em serviços que são, por natureza, espaços de cuidado e proteção. A discussão e a aprovação deste projeto devem ser acompanhadas de perto pela sociedade, para que garantam não apenas a implementação das câmeras, mas também a criação de um ambiente de cuidado que respeite a dignidade de todos os envolvidos”, finaliza o deputado Barichello.

Compartilhe esta publicação