Polinização intensa na primavera aumenta sintomas de rinite; veja como se prevenir

InícioSaúdePolinização intensa na primavera aumenta sintomas de rinite; veja como se prevenir

A primavera, iniciou neste domingo, dia 22, é marcada pela intensa polinização de algumas plantas, o que pode desencadear crises em quem sofre de alergias respiratórias. As partículas de pólen suspensas no ar são responsáveis por reações alérgicas, como congestão nasal, irritação e coceira, conforme explica a otorrinolaringologista Mariele Lovato, especialista em alergias respiratórias e parte do corpo clínico do Hospital São Vicente, em Curitiba.

Mariele enfatiza que a prevenção deve ser iniciada entre a metade de agosto e as semanas que antecedem a primavera. “O mais importante é trabalhar para fortalecer a imunidade”, destaca a médica. Isso pode ser alcançado por meio do uso de medicamentos e imunoterapia.

Ela explica que, para evitar o desenvolvimento dos sintomas ou amenizar os problemas, é necessário iniciar o tratamento antes do aparecimento da alergia. “Esse tratamento é medicamentoso e vai depender do tipo de alergia que a pessoa costuma apresentar. Por isso, é fundamental que seja feito com orientação médica”, alerta.

Além dos medicamentos, Mariele recomenda a imunoterapia para rinite alérgica, ou vacinas antialérgicas, que são eficazes na prevenção das alergias relacionadas ao pólen. “Ela pode controlar bem a doença e favorecer a qualidade de vida”, afirma.

A especialista também sugere cuidados ambientais, como evitar o contato com agentes causadores de alergias. Em casa, ela recomenda manter as janelas fechadas no início da manhã e no final da tarde, quando a quantidade de pólen dispersa no ar é maior.

Compartilhe esta publicação