Durante a Operação Shamar, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) como parte de uma ação nacional de combate à violência contra a mulher, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 848 indivíduos envolvidos em crimes contra mulheres. As ações ocorreram de 1 a 28 de agosto em todo o Paraná, incluindo prisões em flagrante e cumprimento de mandados judiciais.
Além das detenções, a operação resultou na apreensão de 55 armas e 123 munições irregulares. A PCPR também implementou iniciativas educativas, realizando palestras para mais de 3 mil pessoas em escolas, empresas e órgãos públicos, além de distribuir 6.230 panfletos informativos sobre medidas protetivas e segurança pessoal.
Durante a operação, a PCPR promoveu o “Sinal de Ajuda”, um gesto de socorro criado pela Canadian Women’s Foundation em 2020 para mulheres em situação de risco. “Esta ação pode ser feita pelas vítimas que precisam de ajuda quando estiverem em situação difícil, para que a população saiba que estão em risco, precisando de ajuda. Precisamos, nós mulheres, estarmos unidas para nos protegermos e garantirmos nossos direitos”, explicou a delegada Luciana Novaes sobre a importância de divulgar o sinal durante o período da operação.
O gesto consiste em levantar a mão com a palma para fora, dobrar o polegar e fechar os dedos sobre ele, sinalizando discretamente a necessidade de auxílio.
A Operação Shamar, que leva o nome do termo hebraico que significa cuidar, guardar, zelar, vigiar ou proteger, enfatiza a dedicação contínua das forças de segurança do estado no combate à violência contra mulheres.