A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou a maior apreensão de drogas do ano pelas forças de segurança estaduais no estado em 2024, ao interceptar um carregamento de 11 toneladas de maconha no sábado (12), em Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná. A droga foi encontrada em uma chácara próxima ao Lago de Itaipu.
O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, destacou a importância dessa operação como parte da estratégia contra o crime organizado. “A PCPR tem adotado uma postura estratégica no combate às organizações criminosas que atuam no Estado. Com o emprego de técnicas de inteligência e com a alta capacitação dos nossos policiais, a PCPR tem alcançado números expressivos como este que obtivemos em Foz do Iguaçu”, afirmou.
A investigação começou a partir de denúncias anônimas sobre veículos suspeitos na região que retiravam carregamentos de barcos à margem do rio. A equipe policial localizou 446 fardos e 171 tabletes de maconha em um cômodo da residência e na carroceria de um caminhão. A maconha e o caminhão foram apreendidos, mas ninguém foi preso no local. O delegado Geraldo Evangelista destacou que a investigação continua para identificar os envolvidos.
Entre janeiro e agosto, as forças de segurança do Paraná apreenderam 320 toneladas de maconha. Junho foi o mês com maior volume, totalizando 76 toneladas de droga retirada de circulação. Dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) indicam que as forças de segurança do Paraná são responsáveis pelo maior volume de drogas apreendidas no Brasil em 2024.
No período de janeiro a agosto, as forças de segurança no Paraná apreenderam 326 toneladas de drogas, representando 36,5% das 893 toneladas confiscadas em todo território nacional. O Mato Grosso do Sul, com 310 toneladas, e São Paulo, com 103 toneladas, seguem como segundo e terceiro estados com maiores apreensões, respectivamente.