A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação realizada na sexta-feira (11) com foco no combate a uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e associação para o tráfico. A ação ocorreu nas cidades de Pato Branco, Dois Vizinhos, Barracão e Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná.
Segundo a PCPR, a operação contou com apoio operacional da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) e objetivou cumprir 30 ordens judiciais, sendo 10 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão. Um helicóptero da PCPR foi utilizado no cumprimento dos mandados.
Ao longo da operação, foram apreendidos aproximadamente 198 gramas de cocaína, 168 gramas de maconha, 17 gramas de crack, diversas munições e uma arma de fogo de uso restrito. “Os 10 investigados pela organização criminosa foram presos preventivamente, sendo dois deles também autuados em flagrante por crimes relacionados à Lei de Drogas e Lei de Armas. Além disso, também foram presas cinco pessoas em flagrante e apreendidos dois adolescentes pela prática do crime”, informou a corporação.
Todos os detidos foram encaminhados ao sistema penitenciário, enquanto os adolescentes apreendidos foram levados ao Centro de Socioeducação.
Conforme relatos da PCPR, a operação é um desdobramento de outra realizada em outubro de 2024, que cumpriu buscas domiciliares nas residências de integrantes do grupo criminoso. Durante essa etapa anterior, foram apreendidos celulares que, após submissão à perícia técnica, permitiram avanços nas investigações, identificando novos membros da associação criminosa e detalhando a função de cada integrante.