A maioria dos brasileiros – 52% – tem a intenção de comprar ovos de Páscoa este ano. Os gastos médios com chocolates em geral devem ficar em R$ 59,00, e cada consumidor planeja adquirir, em média, três produtos. Os dados são da pesquisa “A paixão do brasileiro pelo chocolate”, realizada pela Nexus e divulgada nesta sexta-feira (11), em São Paulo.
Um dado curioso da pesquisa mostra que quatro em cada dez brasileiros (43%) nunca compraram sequer um ovo de Páscoa. Por outro lado, 37% afirmaram adquirir o produto todos os anos, enquanto 19% compram ocasionalmente. Entre aqueles que decidiram não adquirir ovos ou outros chocolates, 36% apontaram o preço elevado como o principal motivo. O impacto do custo foi ainda mais relevante entre os jovens de 18 a 24 anos, chegando a 43% nesta faixa etária.
O levantamento revelou também que o consumo anual de ovos de chocolate é mais comum entre os moradores da região Sudeste (40%), especialmente pessoas entre 35 e 40 anos (44%), com renda familiar superior a cinco salários mínimos (49%) e que possuem filhos menores de 18 anos (50%).
Outro ponto analisado foi o comportamento de compra. Entre os 52% que pretendem adquirir ovos de Páscoa, 18% já fizeram suas compras. Já 34% pretendem finalizar suas aquisições até o domingo de Páscoa, em 20 de abril. Um aspecto interessante é que, entre quem tem renda familiar de até um salário mínimo, 21% já compraram seus produtos. Por outro lado, 45% dos entrevistados com renda superior a cinco salários mínimos ainda não adquiriram nenhum ovo ou chocolate para a ocasião.
Entre os que desistiram de comprar ovos de Páscoa, quase metade (45%) optará por adquirir outros tipos de chocolate. Apenas 27% não pretendem consumir nenhum tipo de chocolate neste ano.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março de 2025, com 2.000 pessoas de todas as regiões do Brasil e idade mínima de 18 anos. O levantamento possui margem de erro de dois pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%.