Usuários do transporte público municipal de Curitiba que enfrentarem cobranças indevidas em seus cartões de débito ou crédito para passagens de ônibus, ou sofrerem bloqueio inadequado do cartão-transporte podem relatar a situação ao Ministério Público do Paraná. A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba disponibiliza um procedimento específico para monitorar, junto à Urbanização de Curitiba S.A (Urbs), a qualidade do serviço prestado e as medidas adotadas pela empresa para resolver os problemas relatados pelos usuários.
O procedimento foi instituído após o Ministério Público receber queixas referentes a essas situações de bloqueio do cartão-transporte e cobranças indevidas. Dados da Central de Atendimento 156, da Prefeitura de Curitiba, apresentados pela Promotoria, mostram que reclamações sobre bloqueios do cartão-transporte figuram entre os 10 temas de maior frequente, totalizando 3.241 reclamações no último mês — um aumento de 16,45% em relação a abril deste ano.
A Promotoria de Justiça orienta que usuários lesados relatem os casos ao Ministério Público para dimensionar o problema atual. Apesar da Urbs já ter sido notificada para tomar providências e fornecer informações sobre a situação, a Promotoria ainda vê necessidade de esclarecimentos adicionais sobre alguns pontos.
Para encaminhar reclamações, basta enviar a documentação relevante por e-mail para [email protected]. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3250-4912. Informações para a imprensa podem ser obtidas com a Assessoria de Comunicação pelo e-mail curitiba.consumidor@mppr.mp.br ou pelo telefone (41) 3250-4264.