Sanepar lança canal no WhatsApp para comunicados de vazamentos de água e esgoto

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A Sanepar, empresa de saneamento, lançou um novo canal para facilitar a comunicação sobre vazamentos de água e esgoto. Cidadãos que observarem vazamentos podem agora utilizar o WhatsApp para enviar uma foto ou vídeo de até 30 segundos ao número (41) 99544-0115, interagindo com a assistente virtual ‘Sane’. Após a transmissão das imagens, será solicitado o fornecimento do endereço do local para uma identificação mais precisa.

Segundo Bihl Elerian Zanetti, diretor comercial da Sanepar, o uso do WhatsApp torna o processo mais ágil e beneficia a sociedade ao reduzir o tempo para conserto dos vazamentos, promovendo melhorias ambientais. Ele afirma: ‘Acreditamos que ao usar este canal o cidadão estará prestando um grande serviço para a sociedade, pois nos ajudará a realizar um conserto na rede num menor espaço de tempo, evitando retrabalho. Desta forma, todos ganham, inclusive o meio ambiente.’

O diretor de Operações da Sanepar, Sergio Wippel, complementa: ‘Sem dúvida, com a possibilidade de mandar imagens pelo WhatsApp, as pessoas se sentirão mais à vontade para colaborar. Não levarão muito tempo e poderão ajudar, por exemplo, a equipe de geofone a cruzar dados e encontrar o ponto exato do rompimento de uma rede.’

Além do WhatsApp, o atendimento telefônico pelo 0800 200 0115 permanece disponível para relato de vazamentos. No entanto, a nova ferramenta promete tornar o processo mais veloz pela inclusão de imagens.

A Sanepar também alerta para situações que podem ser confundidas como vazamentos, tais como hidrantes que liberam água para limpar a rede de distribuição e eliminar bolsões de ar, um processo calculado e monitorado pela equipe da empresa.

Vazamentos de esgoto, geralmente identificados pelo mau cheiro e coloração acinzentada, podem indicar problemas ou ligações clandestinas. A colaboração da comunidade é essencial para que a Sanepar localize rapidamente esses vazamentos e implemente medidas corretivas. ‘Diferentemente de um vazamento de água, que implica no desabastecimento da vizinhança, quando vaza o esgoto, sem dúvida, precisamos contar com a colaboração da comunidade para nos ajudar a localizar e resolver o problema’, explica Wippel.

Desde janeiro de 2023, a Sanepar tem registrado uma média de 215 mil interações mensais pelo WhatsApp, que além de recebimento de denúncias, fornece informações automáticas sobre fornecimento de água e débitos, e permite solicitações de serviços.

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