Paraná lança programa para conservação de 10 mil quilômetros de rodovias Estaduais com inovações em licitações

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), parte da Secretaria da Infraestrutura e Logística (SEIL), lançará até o fim do ano o Programa de Manutenção e Conservação de Rodovias (ProMAC). Este programa inovador conta com financiamento garantido pelo Governo do Estado e prazo de execução de três anos, visando manter e melhorar a qualidade de aproximadamente 10 mil quilômetros de rodovias estaduais em todas as regiões do Paraná.

“É um programa inovador e ambicioso, que vai assegurar melhoria nos parâmetros de qualidade de todas rodovias atendidas pelo DER do Paraná, com serviços garantidos de 2025 a 2027”, afirma o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti. O programa promete manter os trechos de ótima qualidade, elevar os de boa qualidade para ótima, e melhorar os que estão abaixo disso para no mínimo boa qualidade. Furiatti destaca que o Paraná não só manterá a melhor malha rodoviária do Sul do país como também buscará ter uma das melhores do Brasil.

Uma novidade do ProMAC estará na contratação através da pré-qualificação de empresas, considerando critérios como catálogo técnico, condições financeiras e situação jurídica, conforme a nova Lei de Licitações. Apenas as empresas habilitadas participarão do edital, dividido em 40 lotes de rodovias. “Vamos manter a busca pelo preço mais vantajoso, uma diretriz de toda contratação pública por processo licitatório, mas utilizando as ferramentas da lei federal 14.133, que modernizou as licitações e contratos administrativos”, explica Alexandre Castro Fernandes, diretor de Operações do DER/PR, ressaltando a importância de garantir que os contratos sejam executados sem interrupções ou dificuldades.

O foco do programa é o pavimento rodoviário, incluindo serviços periódicos e de segurança para resolver problemas localizados que afetam o tráfego. As intervenções incluem fresagem, reperfilagem, microrrevestimento asfáltico, aplicação de camada de reforço, remendos superficiais e profundos, e selagem de trincas com emulsão asfáltica e pó de pedra ou areia. O ProMAC foi desenvolvido a partir de levantamentos detalhados na malha rodoviária estadual, estabelecendo um diagnóstico que determina os serviços necessários para cada trecho, com o objetivo de melhorar a qualidade do pavimento.

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