Foz Internacional Boat Show destaca potencial náutico do Paraná e movimenta negócios no setor

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Teve início nesta quinta-feira (28) a 2ª edição da Foz Internacional Boat Show, realizada em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O evento reúne expositores e amantes do setor de embarcações, consolidando o Paraná como um dos principais destinos náuticos do Brasil. A organização visa superar a marca de R$ 30 milhões em negócios gerados na feira.

A abertura foi marcada pela chegada de mais de 160 jet skis, que participaram de uma expedição de Rosana, no Interior de São Paulo, até Foz do Iguaçu. Segundo Marcio Nunes, secretário de Estado do Turismo, o evento fortalece a relação do Paraná com a região da Tríplice Fronteira. “Esse ano estamos com a participação do Paraguai e o ano que vem tenho certeza que teremos a Argentina junto, transformando esse evento realmente em um show internacional”, afirmou. “Além da venda de barcos, também representa a relação que queremos ter com essa região da Tríplice Fronteira, que tem um potencial extraordinário, alavancado pela Itaipu Binacional e pelas Cataratas do Iguaçu, e com um lago maravilhoso que é o Lago de Itaipu”, completou.

Nunes ainda destacou a importância da expedição para a promoção turística. “Tivemos essa primeira expedição, que saiu de Rosana e chegou aqui em Foz do Iguaçu. Foram 400 quilômetros de navegação, 160 jet skis com gente do Brasil inteiro divulgando as nossas belezas naturais para o mundo”, disse.

De acordo com a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos (Acobar), a produção de barcos no Brasil atinge cerca de 4,5 mil unidades anuais, concentradas principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Com o objetivo de fortalecer o turismo náutico no estado, a Secretaria de Estado do Turismo (Setu) desenvolveu um mapeamento identificando locais com atrativos e serviços como passeios de barco, pesca esportiva, marinas, esportes náuticos, trilhas aquáticas e cruzeiros. O material foi produzido em parceria com o Viaje Paraná, órgão de promoção comercial do setor.

O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, ressaltou a relevância da feira para o turismo e economia da região. “A gente identificou a potência do Boat Show em outras cidades e resolvemos trazer para cá, e isso realmente mudou o patamar de Foz do Iguaçu com relação ao reconhecimento desta parte náutica. Nós temos aqui um lago fantástico que nunca tinha sido explorado, então trouxemos o evento pensando muito no turismo e também nos negócios”, explicou.

Além do Litoral do Estado, as regiões Oeste e Noroeste destacam-se pelo turismo náutico. Lugares como Porto Rico, que figura entre os principais compradores de jet skis do Brasil, têm impulsionado a economia local, estimulando o setor como fonte de renda e lazer. “Nós costumamos dizer que o Paraná é uma ilha, porque nós somos cercados por água por todos os nossos limites. Temos o Rio Paraná, o Rio Paranapanema, o Rio Iguaçu, o próprio Litoral do Paraná, o Lago de Itaipu. O Estado está investindo muito nesse setor, em especial com obras de infraestrutura. Hoje são 67 flutuantes com projetos, sejam aprovados ou aguardando licitação e licenciamento ambiental”, afirmou Rodrigo Neratika, chefe do Departamento de Turismo Náutico do Viaje Paraná.

Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, organização responsável pelo Boat Show, destacou o protagonismo do Paraná no setor náutico, impulsionado pelo apoio governamental. “O Paraná está incentivando toda a área náutica, e isso fica muito claro com as obras realizadas, como a engorda da praia”, comentou, referindo-se à revitalização da Orla de Matinhos. “Fora o valor agregado do turismo náutico. Cada barco gera sete empregos, diretos e indiretos. Por que não ter este mundo navegando pelo nosso Litoral?”

Paciornik também apontou a história do estado no setor. “Foi no Paraná onde nasceu o barco de fibra de vidro, com a primeira fábrica do Brasil em Curitiba. E hoje, com os novos incentivos da Invest Paraná, trazendo estaleiros de fora, em breve o Estado vai ser o segundo em número de estaleiros, o que significa geração de emprego”, completou.

Dados da Marinha, reunidos pela Setu, indicam que o Paraná possui a terceira maior frota náutica do Brasil, com 95.168 embarcações de diferentes tipos, representando 9,6% da frota nacional. São Paulo lidera com 243.520 embarcações, seguido pelo Rio de Janeiro com 111.479. No segmento de lanchas, porém, o Paraná ocupa a segunda colocação, com 35.200 unidades, correspondendo a 15,1% do total nacional.

A 2ª edição da Foz Internacional Boat Show ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, com expectativa de atrair mais de 6 mil visitantes. A organização busca superar os números obtidos na primeira edição, que gerou cerca de R$ 30 milhões em negócios, impactando positivamente o setor náutico e a geração de empregos. O evento conta com apoio da Secretaria de Turismo do Paraná.

Participaram da abertura do Foz Internacional Boat Show o diretor-brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri; o diretor de Patrimônio Ambiental do Instituto Água e Terra, Rafael Andreguetto; o deputado federal Vermelho; o deputado estadual Matheus Vermelho; o prefeito eleito de Foz do Iguaçu, Joaquim Silva e Luna; o presidente da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos, Eduardo Coluna; e outras autoridades.

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