Chuva e calor marcam julho no Paraná segundo boletim do IDR-PR e Simepar

InícioParanáChuva e calor marcam julho no Paraná segundo boletim do IDR-PR e Simepar

Durante o mês de julho de 2024, o Paraná registrou um cenário climático marcado por contrastes significativos entre suas regiões, conforme aponta o Boletim Agrometeorológico de Julho, elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) em colaboração com o Simepar. Enquanto as regiões Norte e Noroeste do estado enfrentaram condições secas devido à influência de bloqueios atmosféricos que impediram a chegada de frentes frias, outras regiões, como o Sul e o Litoral, registraram chuvas acima da média histórica.

Palmas, localizada no Sul do estado, foi a cidade que registrou o maior volume de chuvas em julho, com um acumulado de 247,8 mm. Em contrapartida, Jaguariaíva, no Norte, registrou o menor índice pluviométrico, com apenas 18 mm. De modo geral, a média estadual de precipitação foi de 135,1 mm, superando a média histórica de 89,4 mm.

As regiões Norte e Noroeste foram as mais afetadas pela seca, com poucas chuvas concentradas entre os dias 8 e 13 de julho. Nessas áreas, o déficit de precipitação em relação à média histórica atingiu -64 mm em Jaguariaíva.

As temperaturas máximas registradas também seguiram a distribuição das chuvas. Em áreas com maiores volumes de precipitação, como o Sul, Sudoeste, Litoral e Oeste, as temperaturas máximas foram mais amenas. Por exemplo, no Litoral, a temperatura máxima foi 2,4 ºC abaixo da média histórica. No entanto, nas regiões Norte e Noroeste, onde a seca predominou, as temperaturas máximas ficaram entre 1 a 2 ºC acima da média histórica, refletindo a persistência de massas de ar quentes.

A maior temperatura máxima média do estado foi registrada em Cambará, no Norte, com 26,8 °C. As temperaturas mínimas, por sua vez, variaram em todo o estado, mas, em geral, foram superiores à média histórica. Em Apucarana, também no Norte, a média das temperaturas mínimas foi de 14,9 °C, acima da média histórica de 13,2 °C.

Durante o mês, houve formação de geadas de fraca intensidade apenas no dia 1º de julho, em algumas localidades no extremo sul do estado. A menor temperatura registrada no mês foi de -0,1 °C, em Palmas, também no dia 1º de julho.

Foto: José Fernando Ogura/AEN.

Compartilhe esta publicação

WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp 👋