Paraná supera média nacional em serviços e turismo cresce mais de 7% em 2024

InícioParanáParaná supera média nacional em serviços e turismo cresce mais de 7% em 2024

O setor de serviços do Paraná encerrou o ano de 2024 com um crescimento acima da média nacional, conforme os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quarta-feira (12). O volume de serviços prestados no Estado cresceu 3,6% entre janeiro e dezembro, enquanto o crescimento médio nacional foi de 3,1%.

No segmento de atividade turística, o avanço no Paraná foi ainda mais expressivo, atingindo 7,2% ao longo de 2024, mais que o dobro da média nacional de 3,5%. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram abertas mais de 61,2 mil novas vagas no setor de serviços no Estado durante o ano, o que promoveu renda e desenvolvimento em diferentes regiões do Paraná.

Além disso, na receita nominal de serviços, o Paraná registrou um aumento de 8,3%, superando o desempenho nacional, que foi de 7,5%. Na comparação de dezembro de 2024 com dezembro de 2023, houve crescimento tanto no volume de serviços, com alta de 1,2%, quanto na receita nominal, que avançou 4,8%.

De acordo com o IBGE, todos os tipos de serviços apresentaram aumento no Paraná ao longo de 2024. Os serviços de informação e comunicação, bem como os serviços prestados às famílias, lideraram o crescimento, com alta de 5,6% entre janeiro e dezembro. Já os serviços profissionais, administrativos e complementares, e aqueles classificados como “outros serviços” (que incluem serviços imobiliários, auxiliares aos financeiros, gestão de resíduos, entre outros), cresceram 5%. Os serviços de transporte tiveram uma alta de 1,7%.

No turismo, o Paraná conquistou o quarto maior crescimento do Brasil em 2024, com um índice de 7,2%, ficando atrás apenas de Pará (9,7%), Santa Catarina (9%) e Bahia (8,4%). O desempenho colocou o Estado à frente de destinos turísticos tradicionais como Rio de Janeiro (6,3%), Minas Gerais (4,5%), Pernambuco (4,4%), Ceará (4%) e São Paulo (3,7%). Em relação à receita nominal do turismo, o Paraná também obteve um crescimento significativo de 11,3%, superando a alta nacional de 9,7% no acumulado do ano.

A Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE, produz indicadores que monitoram o comportamento do setor, investigando a receita bruta de serviços de empresas formalmente constituídas com 20 ou mais funcionários. A pesquisa abrange atividades não financeiras, excluindo as áreas de saúde e educação. Resultados completos sobre o Paraná e outros estados podem ser acessados no sistema estatístico Sidra, do IBGE.

Compartilhe esta publicação