Paraná Rosa encerra com lançamento de edital para pesquisa voltado a mulheres com câncer de mama

InícioGeralParaná Rosa encerra com lançamento de edital para pesquisa voltado a mulheres com câncer de mama

Nesta terça-feira (31), a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, encerrou o Paraná Rosa 2023 no Palácio Iguaçu, com a presença de mais de 700 mulheres. Anualmente, a campanha promovida pelo gabinete da primeira-dama e a Secretaria de Estado da Saúde tem como objetivo levar informações sobre cuidados de saúde e acesso a exames de detecção precoce de câncer de mama e câncer do colo do útero a todos os municípios do Paraná.

No âmbito das ações do Paraná Rosa, foi lançado o edital “Pesquisa Básica e Aplicada – Edição Outubro Rosa” pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Essa iniciativa é direcionada a pesquisadoras diagnosticadas com câncer de mama e vinculadas a Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) do Paraná. É a primeira ação desse tipo no país.

“Esse evento é para lembrar que sempre levamos informação para as pessoas, para o município, mas esquecemos de quem são as protagonistas de tudo isso, que somos nós, as servidoras. Sempre falo que o trabalho é o nosso segundo lar e ninguém está ileso para um câncer de mama e, inclusive, pode acontecer aqui também internamente. Às vezes nos esquecemos de levar a informação para quem está próximo e é essa a nossa intenção”, ressaltou Luciana.

Durante o evento, foram distribuídos brindes para as servidoras e um espaço especial foi criado para oportunidades fotográficas (espaço instagramável).

O edital “Pesquisa Básica e Aplicada – Edição Outubro Rosa” tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação com o incentivo à produção científica de pesquisadoras diagnosticadas com câncer de mama. O programa está focado em cinco áreas prioritárias: agricultura e agronegócio; biotecnologia e saúde; energias inteligentes; cidades inteligentes; educação, sociedade e economia. Além disso, inclui duas áreas transversais: desenvolvimento sustentável e transformação digital. O edital oferece apoio financeiro para projetos de pesquisa, com foco em pesquisadoras diagnosticadas com câncer de mama.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, explicou que a iniciativa busca manter a competitividade das mulheres na pesquisa científica e auxiliar as pesquisadoras que enfrentam o câncer de mama, o que pode afetar sua produtividade no trabalho.

Serão disponibilizados R$ 2 milhões para o edital, permitindo que cada projeto receba até R$ 100 mil. Os recursos serão destinados para concessão de bolsas-auxílio para estudantes de graduação e profissionais graduados, bem como a aquisição de materiais para pesquisa e apoio a deslocamentos. As inscrições estão abertas até 30 de novembro. Detalhes do edital podem ser encontrados no site da SETI.

Foto: Roberto Dziura Jr / AEN

Compartilhe esta publicação